BLOG

Validação de autoclave. Segurança para pacientes e profissionais 

Conheça a importância da autoclave e como a validação térmica é fundamental para garantir seu funcionamento.

A preocupação com a saúde das pessoas nos ambientes de saúde envolve cuidados diretos e indiretos. Um dos equipamentos presentes dentro da CME, e responsável indiretamente por esse cuidado, é a autoclave.

Esterilizando de maneira prática e eficiente uma série de instrumentos e materiais usados em áreas críticas, o equipamento está amplamente presente em hospitais, clínicas, laboratórios e outros ambientes que necessitem de segurança e qualidade sanitária.

Porém, para que o funcionamento de uma autoclave, sua distribuição de calor e vapor ocorram adequadamente, é imprescindível que ela passe periodicamente por um procedimento chamado de validação térmica.

Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o funcionamento de uma autoclave, sua importância e medidas de controle de funcionamento.

💡Leia também, “Dicas e orientações para limpeza de instrumentais cirúrgicos”.

Para que serve uma autoclave?

A esterilização feita de maneira rápida e eficiente é uma das demandas mais recorrentes do ambiente hospitalar. Nesse sentido, a autoclave se torna fundamental.

Esterilizando instrumentais cirúrgicos, roupas, materiais embalados em grau cirúrgico para uso médico, além de vidrarias e mamadeiras, uma autoclave em perfeito funcionamento garante que nenhum contaminante estará presente no produto.

É importante levar em consideração, porém, que nem todos os materiais podem passar por esse procedimento de alta temperatura e pressão. Até mesmo produtos químicos usados nos procedimentos de umectação, lubrificação, limpeza e desinfecção devem ser escolhidos pensando nessa técnica. Seguindo as normas do fabricante, como as apresentadas pela Profilática em todos seus produtos, é facilmente observável essa compatibilidade.

A fim de garantir que a autoclave funcione com a qualificação e validação que atenda as especificações predeterminadas e os atributos de qualidade, especial atenção deverá ser conduzida na análise de dois componentes que interferem diretamente na qualidade do ciclo, que são água e qualidade do vapor (ABNT, 2010).

Esterilização em Autoclaves

A Esterilização por autoclave é indicada para PPS resistentes ao calor, pois o método de esterilização é por vapor saturado sob pressão. 

No momento em que o vapor entra em contato com superfícies frias dos PPS, o vapor condensa, assumindo a forma líquida e transfere nesse momento, o calor latente (energia térmica que estava contida no vapor) para as superfícies dos PPS, coagulando instantaneamente as enzimas e proteínas estruturais da célula microbiana, as eliminando.

A ABNT ISO 17665-215, apresenta como exemplos de parâmetros de ciclos seguros, 121°C 15 minutos e 134°C por 3 minutos, sendo este último o parâmetro mais utilizado nas CME.

A fase de esterilização, somada às fases de secagem e de acondicionamento, determina o tempo total de um ciclo, o qual varia conforme as características da autoclave, o tipo de material a ser esterilizado e a embalagem do material.

validação de autoclave

O processo de validação da autoclave

Segundo a RDC N° 1724, de 5 de setembro de 2016, a validação e a qualificação são componentes que equivalem ao mesmo conceito. Assim, a qualificação constitui parte da validação e pode ser dividida em quatro estágios: qualificação do projeto, da instalação, da operação e do desempenho. 

Este é um conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estejam propriamente instalados e/ou funcionando corretamente, conduzindo aos resultados esperados. 

A qualificação é parte da validação, mas as etapas da qualificação não constituem isoladamente a validação do processo.

Qualificação do Projeto

A qualificação de projeto deve fornecer evidências documentadas de que as especificações do projeto foram atendidas de acordo com os requerimentos do usuário e fabricante.

Qualificação da Instalação

Esta etapa envolve a produção de evidência documentada, fornecida pelo fabricante ou distribuidor, de que o equipamento foi entregue e instalado de acordo com as especificações técnicas.

Qualificação de Operação

A evidência documentada, fornecida pelo fabricante ou distribuidor, de que o equipamento, após a qualificação da instalação, opera em parâmetros originais de fabricação.

Qualificação de Desempenho

Por último segue a produção de evidência documentada de que o equipamento, após qualificação de instalação e operação, apresenta desempenho consistente, após no mínimo três ciclos sucessivos de esterilização, com parâmetros idênticos.

O processo de validação de carga ou de desempenho deve ser conduzido pelos fabricantes do equipamento ou por empresas prestadoras de serviços.

💡Leia também, “Lavagem manual de instrumentais cirúrgicos (PPS)”

A escolha de empresas especializadas nesse tipo de controle é fundamental. Se não realizada de forma rigorosa, a validação da autoclave pode comprometer a segurança do equipamento, dos profissionais que a operam e dos instrumentos tratados.

Deseja conhecer mais produtos com uso aprovado em autoclaves, ou para revitalização e limpeza desses equipamentos? Visite nosso catálogo e descubra as soluções da Profilática para seu ambiente de saúde!

LEIA TAMBÉM