BLOG

Lavagem manual de instrumentais cirúrgicos (PPS)

Nós já comentamos aqui no blog algumas vezes a importância dos instrumentais cirúrgicos, eles são PPS (produtos para saúde) indispensáveis na rotina de trabalho de hospitais e clínicas. Sendo assim, a conservação desses artigos é essencial para o trabalho médico e a sua limpeza evita contaminações e riscos para pacientes e profissionais.

A permanência de microrganismos nos instrumentais cirúrgicos está diretamente relacionada com casos de infecções hospitalares. Portanto, a limpeza dos PPS são etapas extremamente necessárias para prevenir contaminações e, com isso, proteger a saúde dos trabalhadores e pacientes em instituições de saúde. 

A lavagem manual desses itens faz parte desse processo de limpeza e tratamento, porém, muitos profissionais ainda possuem dúvidas quanto à forma correta de realizar esse procedimento. Pensando nisso, nós, da Profilática, preparamos esse artigo para lhe auxiliar. Continue a leitura!

O que são instrumentais cirúrgicos (PPS) e para que servem? 

Instrumentais cirúrgicos (PPS) são ferramentas manuais utilizadas pelos profissionais da saúde para realizar procedimentos cirúrgicos, auxiliando na precisão e eficácia desses procedimentos. É todo conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que entram em contato direto ou indireto com o campo operatório.

Geralmente são compostos por aço inoxidável. Os instrumentais articulados são compostos por ponta, lâminas ou garras, fulcro/articulação, hastes, cremalheira (presente ou não) e anéis para manuseio, portanto a configuração desses instrumentais e a complexidade podem dificultar o processo de limpeza deles.

De modo geral, esses instrumentais (PPS) são classificados em:

  • Comuns: compostos por materiais utilizados em quaisquer intervenções cirúrgicas durante a diérese, hemostasia e síntese;
  • Especiais: compostos por ferramentas utilizadas durante cirurgias específicas, como as ortopédicas, oftálmicas e cardiovasculares, por exemplo, ou outros tempos cirúrgicos.

Entre os principais instrumentais cirúrgicos, temos: bisturi, tesouras, metzenbaum, mayo, tesoura cirúrgica ou de uso geral, íris, pinças de dissecção, pinças hemostáticas, instrumentais para exposição, instrumentais especiais e instrumentais para síntese. Mas existem muitos outros.

instrumentais cirúrgicos
Instrumentais cirúrgicos (PPS) são ferramentas manuais utilizadas para realizar procedimentos cirúrgicos.

Como realizar a lavagem manual dos instrumentais cirúrgicos?

Na lavagem manual, é feita a remoção da sujidade de cada peça usando uma escova de cerdas macias, o processo é realizado sob água morna e com auxílio preferencialmente de detergente neutro. Durante a escovação, deve-se limpar atentamente as articulações e demais locais mais delicados dos PPS.

Não é indicado usar materiais abrasivos na limpeza, como palhas de aço ou esponjas, pois o atrito pode gerar microfissuras no instrumental e remoção do filme protetor do substrato metálico. Isso compromete a integridade do artigo, facilita o surgimento de manchas e corrosão, e cria um ambiente propício para aderência de microrganismos e, consequente, formação de biofilme.

Cuidados com instrumentos cirúrgicos e protéticos

Como visto, a limpeza de instrumentais cirúrgicos é um dos fatores que garantem o sucesso de uma cirurgia e protegem a saúde dos pacientes e profissionais. Seguir as orientações durante todas as etapas de tratamento dos artigos aumenta a vida útil e melhora as condições físicas dos aparelhos.

Sendo assim, antes de qualquer procedimento cirúrgico, os PPS que serão usados devem estar devidamente limpos e esterilizados. Isso também vale para artigos novos, que nunca foram utilizados. Imediatamente após a cirurgia, deve ser feita a remoção da sujidade e evitar que os resíduos sequem sobre os instrumentais cirúrgicos.

Boas práticas para a limpeza e higiene em ambientes cirúrgicos

Pensando na segurança dos pacientes e profissionais da saúde, higiene e atenção nunca são demais. Afinal, trata-se de uma boa prática de controle de infecção para evitar contaminações, e como tal precisa de máximo cuidado.

O período perioperatório requer concentração e exige uma série de ações dos profissionais envolvidos. Além das etapas de preparação da cirurgia em si, os procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização dos PPS devem ser cumpridos rigorosamente.

Esse cuidado é necessário para garantir que o paciente esteja totalmente protegido durante esse período tão delicado. Evitando que microrganismos patógenos presentes nos PPS possam contaminá-lo.

Quando o assunto é o centro cirúrgico, a atenção precisa ser redobrada na limpeza e desinfecção para evitar qualquer problema, afinal, esta é considerada uma área crítica.

Para que isso ocorra, é indispensável o uso de produtos próprios para uma boa limpeza de todos os equipamentos que serão utilizados na cirurgia, assim como limpeza e desinfecção das superfícies do ambiente.

Assegurar que os profissionais terão acesso a PPS devidamente esterilizados ou desinfetados é uma das responsabilidades da CME (Central de Material e Esterilização). O processamento de PPS deve ser feito seguindo todos os protocolos para aumentar ainda mais a segurança do paciente em centro cirúrgico.

Para isso, realize o correto tratamento dos PPS, faça o checklist a cirurgia segura, a limpeza e desinfecção do ambiente e a revisão de todos os procedimentos.

Essas informações foram úteis? Para acompanhar mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog e siga nosso Facebook, Instagram e Linkedin.

LEIA TAMBÉM