BLOG

Quaternário de amônio. Você sabe quando utilizar, ou não, esse produto?

O quaternário de amônio é um composto químico que tem ação desinfetante contra diversos tipos de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus. Ele é muito utilizado na limpeza e desinfecção de ambientes hospitalares, pois oferece segurança e eficácia na prevenção de infecções e contaminações.

Mas você sabe quando usar, ou não, o quaternário de amônio na limpeza hospitalar? 

Mesmo sendo um desinfetante já tradicionalmente conhecido, sua composição oferece limitações. Continue lendo e descubra mais detalhes sobre este componente presente em tantos produtos de limpeza, suas vantagens, desvantagens e momentos de uso!

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre esse importante aliado da biossegurança. Acompanhe!

O que é o quaternário de amônio?

O quaternário de amônio é um composto da família dos catiônicos fortes, que tem a capacidade de romper a membrana celular dos microrganismos e causar a sua morte. Sendo amplamente utilizado como desinfetante em ambientes hospitalares, ele é encontrado em diversos produtos de limpeza e desinfecção, como detergentes, desengordurantes, sanitizantes e até mesmo desodorizantes.

O composto é classificado em gerações, de acordo com a sua estrutura molecular e o seu espectro de ação. Confira:

  • 1935 – 1ª geração: O Cloreto de Benzalcônio foi o primeiro derivado introduzido no mercado
  • 1955 – 2ª geração: Cloreto de Etilbenzil
  • 1965 – 3ª geração: É um misto da 1ª e 2ª geração, apresentando ótima estabilidade em presença de água dura
  • 1970 – 4ª geração: São misturas dos quaternários da 1ª, 2ª e 3ª gerações, proporcionando ação germicida superior, baixa formação de espuma e alta tolerância às cargas de proteínas e água dura, além de baixa toxicidade.
  • 2005 – 5ª geração: É uma mistura da 4ª geração com outro composto Dimetil. Como resultado, aumentou o espectro de ação e sua eficácia.

As primeiras gerações desenvolvidas foram menos eficazes e mais sensíveis à presença de matéria orgânica, como sangue e secreções. Já as últimas gerações se tornaram mais potentes e resistentes, podendo atuar contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, fungos e alguns vírus.

Quais são as vantagens do quaternário de amônio?

Presente em uma série de produtos como desinfetantes comuns; fungicidas; virucidas; germicidas, bactericidas; bacteriostáticos e agentes de controle de fungos e bolor, o quaternário de amônio apresenta uma série de atributos, tais como:

– É eficaz contra uma ampla variedade de microrganismos, inclusive o coronavírus;

– Tem baixa toxicidade para humanos e animais;

– Tem efeito desodorizante, eliminando odores desagradáveis;

Quais são as desvantagens do quaternário de amônio?

Apesar das suas vantagens, o quaternário de amônio, principalmente em suas primeiras gerações, também tem algumas limitações e cuidados que devem ser observados, tais como:

– Não é eficaz contra esporos bacterianos, micobactérias e alguns vírus mais resistentes;

– Pode ser inativado pela presença de matéria orgânica, sabão ou água dura (água com alto teor de minerais);

– Pode causar irritação na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias se não for usado adequadamente;

– Pode gerar resistência bacteriana se for usado indiscriminadamente;

– Pode ser incompatível com outros produtos químicos, como cloro ou álcool.

💡Leia mais, Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes

Quando usar, ou não,o quaternário de amônio na limpeza hospitalar?

Atualmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dispõe de regulamentação de produtos do tipo desinfetante e sanitizantes para diversas superfícies 

O quaternário de amônio pode ser usado na limpeza hospitalar de superfícies, como pisos, paredes, mobiliários, corrimões, maçanetas etc. Ele também pode ser usado em superfícies que entram em contato com a pele íntegra dos pacientes, como macas, colchões, cadeiras etc.

No entanto, o quaternário de amônio não deve ser usado em superfícies que entram em contato com mucosas ou feridas dos pacientes, como cateteres, sondas, cânulas etc. Nesses casos, deve-se usar produtos e processos mais específicos.

Como escolher o produto adequado para cada situação?

Para escolher o produto adequado para cada situação na limpeza hospitalar, é preciso considerar alguns fatores, como:

– O tipo e o nível de sujidade da superfície;

– O tipo e o nível de risco de contaminação da superfície;

– A concentração do produto;

– A forma de aplicação e remoção do produto;

– A compatibilidade do produto com a superfície e com outros produtos;

– A legislação vigente e as normas técnicas sobre o produto.

Além disso, é preciso seguir as orientações do fabricante do produto quanto ao seu armazenamento, transporte, manuseio, diluição e descarte. 

No caso do quaternário de amônio, hoje já existem outras alternativas que podem substituir com vantagens o composto como, por exemplo, o ARPO®SAFE MULTI, da Profilática. Com princípio ativo de alquilamina e tensoativos, ele possui amplo uso e versatilidade sem causar danos aos materiais, de maneira segura e não volátil.

💡Leia também, Biossegurança – Como o desinfetante elimina os micro-organismos? 


Quer saber mais detalhes sobre produtos de desinfecção de alto nível, suas aplicações e benefícios? Acompanhe nossa página de produtos e não esqueça de conferir os lançamentos de conteúdos no nosso blog e redes sociais!

LEIA TAMBÉM