BLOG

Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes

Já falamos algumas vezes por aqui que ambientes em serviços de saúde são foco de contaminação e disseminação de microrganismos. Sendo assim, processos de limpeza, desinfecção, sanitização e higienização desses ambientes são essenciais para reduzir riscos de contaminação de pacientes e profissionais de saúde.

Existem áreas cuja limpeza e desinfecção é determinante para o seu adequado funcionamento. Clínicas médicas, odontológicas, laboratórios e hospitais são exemplos desses locais.

Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes são termos dos processos que compõem uma limpeza profissional, mas muita gente ainda confunde cada um desses procedimentos, e têm dúvidas sobre as definições, ordem de aplicação de cada um e quais os produtos mais indicados.

É essencial que profissionais da área compreendam e sejam treinados a realizar todos os procedimentos da melhor forma possível, garantindo a saúde e segurança de todos. 

Para te ajudar a entender melhor, nós, da Profilática, preparamos esse artigo. Confira!

Limpeza de ambientes

A limpeza é um processo que abrange procedimentos para remover sujidades visíveis, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las. O principal objetivo é favorecer um ambiente protetor contra a disseminação de germes. 

O processo de limpeza e higienização não visa a eliminação de todos os microrganismos, mas sim a redução da carga microbiana. A higiene hospitalar é fundamental na prevenção e controle de infecções por meio da redução do inócuo nas superfícies.

Essa é a primeira etapa de todos os outros processos que vamos mencionar aqui. Utilizando um pano seco ou úmido juntamente com limpadores como o SURFIC®, é possível eliminar sujeiras visíveis a olho nu, além de eliminar cerca de 60% dos microrganismos presentes.

A escolha dos métodos de limpeza, equipamentos e saneantes está relacionada à produtividade do serviço de higiene e à qualidade do serviço prestado. Essa definição depende das evidências disponíveis, considerando a estrutura hospitalar, número de

profissionais, carga horária e dos custos associados. 

Vale se atentar que alguns equipamentos não são adequados para uso hospitalar, pois geram poeira e/ou aerossóis.

Máquinas lavadoras e extratoras, lavadoras com injeção automática de solução, aspiradores e enceradeiras são alguns dos equipamentos utilizados para limpeza mecanizada em áreas administrativas. Já para a limpeza manual, podemos citar: mops, rodos, kits para limpeza de vidros e tetos, baldes, panos de limpeza de pisos, rodos e espremedores. (ANVISA, 2012). 

Higiene hospitalar

A higienização de ambientes é um procedimento que envolve a limpeza seguida da desinfecção. Trata-se do processo de limpeza do local, retirando as sujidades seguido pela aplicação de um desinfetante, realizando a desinfecção.

Dessa forma, com a higienização de ambientes, o mesmo, além de limpo, fica mais seguro. É indicado o uso de produtos de dupla função, que promovem a higienização em uma etapa só, pois realizam a limpeza e desinfecção. 

Para reduzir riscos de disseminação de patógenos entre pacientes, visitantes e profissionais de saúde, garantir a limpeza e desinfecção adequada das superfícies ambientais é fundamental. No entanto, garantir a qualidade da limpeza no ambiente hospitalar depende de recursos, estrutura e rotinas detalhadas, além de capacitação da equipe e ferramentas específicas para o monitoramento de processos e resultados.

Para isso, é necessário o planejamento e estruturação dos serviços, definir responsabilidades e funções. Para um plano operacional de limpeza, deve ser realizado o mapeamento das áreas em relação ao risco para disseminação de microrganismos, a definição do que deve ser limpo, quem deve realizar a higienização, localização dos itens/áreas, frequência e método de limpeza. 

A elaboração do plano operacional de limpeza deve garantir que a equipe envolvida tenha clareza quanto às especificações e requisitos de cada tarefa. 

higienização de ambientes

Desinfecção de ambientes

A etapa de desinfecção é a operação de destruição de microrganismos presentes no ambiente, especialmente os patogênicos, capazes de transmitir doenças infecciosas. A ação consiste na aplicação de um produto desinfetante, com o objetivo de eliminar das superfícies 99,99% dos germes, bactérias e vírus e, desse modo, reduzi-los a níveis não patogênicos. 

Após a limpeza, a desinfecção é realizada com produtos específicos e procedimentos recomendados pela Anvisa.

A disseminação de microrganismos tem sido demonstrada através de um simples processo de limpeza incapaz de eliminar agentes contaminantes. A limpeza, seguida da simultânea desinfecção de superfícies e equipamentos utilizando desinfetantes com capacidade de limpeza, tem sido indicada no lugar da limpeza apenas com detergentes ou produtos com apenas capacidade de limpar.

Para o procedimento de desinfecção do ambiente hospitalar, é necessário treinar e preparar bem a equipe, além do uso de equipamentos de proteção individual, pois eles protegem não apenas os profissionais, mas também outras pessoas que circulam pelo local.

Para comprar o desinfetante hospitalar, é necessário conferir o nível de desinfecção que o produto atende. De acordo com a cartilha Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, existem três níveis de desinfecção: 

– Baixo nível: quando os desinfetantes têm atividade contra bactérias vegetativas, mas não destroem esporos;

– Nível intermediário: quando os desinfetantes não destroem esporos, têm ação sobre o bacilo da tuberculose, ampla ação sobre vírus e fungos, mas não destroem, obrigatoriamente, todos eles;

– Alto nível: quando os desinfetantes são eficazes contra todas as formas vegetativas e destroem uma parte dos esporos.   

Sanitização de ambientes

Por último, a sanitização é o ato de reduzir microrganismos críticos para saúde (em níveis considerados seguros), em equipamentos e ambientes. O procedimento tem como objetivo combater a disseminação de doenças provocadas por vírus, ácaros, fungos e bactérias, principalmente em locais fechados.

Para esse processo, são utilizados produtos específicos, agentes físicos e térmicos, obedecendo regras próprias de descontaminação.

Motivos para a desinfecção e limpeza simultâneas de superfícies 

Desinfetantes com capacidade de limpeza e desinfecção simultânea são preferíveis ao uso de substâncias que necessitam de limpeza prévia antes de sua aplicação, por evitarem disseminação de microrganismos (ex.: hipoclorito de sódio, produtos clorados, alcoóis e outros).

Embora superfícies não críticas não estarem sendo implicadas diretamente na transmissão de doenças, elas podem contribuir potencialmente na transmissão de infecção cruzada, por permitirem que a microbiota transitória seja transportada pelo profissional de saúde pelo contato dos mesmos com superfícies contaminadas ou pelo contato com pacientes contaminados por superfícies ou equipamentos contaminados. 

As superfícies de equipamentos podem tornar-se contaminadas por agentes infecciosos e podem servir como veículo em surtos de transmissão de pessoa para pessoa.

O uso de um desinfetante com capacidade de limpar e desinfetar simultaneamente superfícies contaminadas simplifica o treinamento do pessoal envolvido com a limpeza do ambiente e facilita a prática apropriada.

Desinfecção e sanitização de ambientes

Quais produtos são indicados?

SURFIC® é um desinfetante de nível intermediário para limpeza e desinfecção de superfícies de clínicas e consultórios odontológicos. 2 em 1, ele limpa e desinfeta em uma única aplicação. Esse produto é indicado para umectação (descontaminação de PPS odontológicos), pré-limpeza de instrumentais e desinfecção de nível intermediário para artigos não críticos.

Adequado para uso na limpeza e desinfecção de todas as superfícies do seu ambiente, SURFIC® tem excelente atividade antimicrobiana com ampla atuação contra bactérias, leveduras, fungos, vírus e esporos.

ARPO®SAFE MULTI é um desinfetante de alto nível à base de Alquilamina, combinando alta eficácia antimicrobiana e limpeza. Compatível com artigos e instrumentos médicos delicados, metálicos, sintéticos ou óticas, de amplo uso e versatilidade.

ARPO®SURF PREMIUM é um desinfetante direcionado para assistência à saúde, pronto uso, com tecnologia TRIAMINA de última geração e amplo espectro antimicrobiano, para limpeza e desinfecção simultânea de superfícies fixas e artigos.

BACTEREND®OX é um desinfetante de alto nível à base de ácido peracético em equilíbrio de amplo uso. Especialmente indicado para a desinfecção de artigos, equipamentos e superfícies em hospitais e instituições de saúde.

Todos os procedimentos aqui mencionados, limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes, são importantes  para manter, tanto os espaços hospitalares como odontológicos, fisioterápicos, fonoaudiólogos, veterinários e até mesmo consultórios em geral livres de contaminações e da presença de microrganismos que podem colocar em risco a saúde e a segurança de pacientes e profissionais.

Os produtos específicos para realizar esses processos também são de grande importância, assim como capacitar as equipes para o seu correto uso e para a prevenção de contaminações.

A Profilática oferece soluções inovadoras para instituições de saúde no controle de infecções e biossegurança, com produtos e equipamentos de alta performance.

Deu para entender as definições e boas práticas para a limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes? Continue lendo outros conteúdos como esse em nosso blog e acompanhe nossas redes sociais.

LEIA TAMBÉM