BLOG

Mutação de vírus e bactérias – Como estar preparado?

A mutação de vírus e bactérias é um desafio que exige muita atenção na saúde pública, principalmente em hospitais e clínicas. Esses lugares contam com pacientes que possuem sistemas imunológicos suscetíveis a doenças, tornando a mutação uma grande ameaça. 

Nesse sentido, é muito importante que os profissionais da saúde entendam como acontecem essas mutações, seus efeitos e como controlar doenças e infecções em ambientes hospitalares. 

Neste conteúdo, a Profilática explicará como lidar com a mutação de vírus e bactérias. Acompanhe a leitura!

O que é mutação de vírus e bactérias?

A mutação é uma alteração no material genético (DNA ou RNA) de microrganismos. Essa mudança gera algumas consequências preocupantes, como maior resistência a antibióticos e a outros medicamentos, aumento da capacidade de causar doenças graves ou fatais e alterações de proteínas na base do microrganismo.

Além disso, existem algumas mutações que aumentam a sua transmissão, sendo a variante Delta do SARS-CoV-2 um exemplo disso.

Por que ocorre a mutação?

Apesar de preocupante, a mutação de vírus e bactérias é um processo natural e, praticamente, inevitável. 

Ela acontece durante a reaplicação do material genético, seja DNA ou RNA. Neste caso, a taxa de erro é maior em vírus do RNA, como o SARS-CoV-2, pois a reaplicação é propensa a surgir erros pelo fato do vírus não conter mecanismos eficientes de correção.

Já em bactérias, as mutações podem acontecer devido à exposição aos antibióticos e a exposição cruzada entre eles, tornando-se rapidamente adaptáveis a novos ambientes e aumentando as chances de propagação.

Consequências da mutação em ambientes hospitalares

A mutação de vírus e bactérias é preocupante em hospitais, porque dificulta o controle de doenças e infecções. Esse fator aumenta o risco para a saúde de pacientes e profissionais de saúde. Abaixo, veja as três principais consequências dessa situação.

1. Resistência a antibióticos

Muitos desses microrganismos possuem vasta resistência a antibióticos, o que dificulta consideravelmente o tratamento de infecções hospitalares. Isso prolonga o tempo de internação e aumenta o risco de complicações do paciente, podendo resultar em morte.

2. Geração de novas doenças

As mutações também contribuem para a geração de novos vírus e bactérias patogênicas, que são totalmente capazes de causar doenças jamais vistas. 

3. Surtos de infecções

Além da resistência a antibióticos e a geração de doenças desconhecidas, a mutação de vírus e bactérias também levam a surtos de infecções em hospitais. Essa situação compromete o funcionamento hospitalar, o atendimento e o tratamento de pacientes. 

Medidas para lidar com mutações de vírus e bactérias no ambiente de saúde

Por mais que sejam inevitáveis, muitos hospitais e clínicas devem aplicar medidas para lidar com as mutações. Dessa forma, é possível garantir a segurança e tranquilidade de pacientes, enfermeiros, médicos e outros profissionais dos ambientes de saúde. Veja:

  • Faça a desinfecção de equipamentos, mobílias e principalmente das superfícies tocáveis;
  • Faça o Reprocessamento correto dos PPS – Produtos Para a Saúde, conforme as recomendações e legislações vigentes;
  • Todos os profissionais devem usar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Faça a vigilância de infecções hospitalares e surtos;
  • Promova campanhas de vacinação entre pacientes, médicos, enfermeiros, entre outros;
  • Realize programas de educação continuada, com intuito de esclarecer, prevenir e implantar medidas e ações para reduzir o risco da disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar.
  • Em casos suspeitos e confirmados, isole o paciente ou local para prevenir a disseminação;
  • Forneça treinamento contínuo aos profissionais sobre novos protocolos de biossegurança;
  • Oriente os pacientes e visitantes sobre as melhores medidas preventivas e de higiene e também de vacinação.

💡Leia também — Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes

Conseguiu entender sobre a mutação de vírus e bactérias? É uma situação que exige monitoramento e vigilância constante em hospitais e clínicas. 

Você, profissional que trabalha em ambientes de saúde, deve implementar medidas de higiene, prevenção e controle de infecções, vacinação e orientação para enfrentar esses desafios na saúde pública. Assim, é possível se sentir mais preparado para mudanças e garantir a sua saúde e a de seus companheiros de trabalho.


Este conteúdo foi útil? Se sim, aproveite para conferir mais dicas no blog da Profilática. Até a próxima!

LEIA TAMBÉM