A esporulação bacteriana é um meio de sobrevivência de algumas bactérias ao enfrentar condições ambientais desfavoráveis, como a falta de água ou de nutrientes. Elas têm a capacidade de se transformar em estruturas chamadas de esporos ou endósporos.
Essa transformação, também conhecida como esporogênese, faz com que as bactérias sobrevivam com facilidade em ambientes externos, tornando-se ameaças para algumas condições.
Neste artigo, a Profilática explicará quais são os riscos da esporulação bacteriana e como combater esse microrganismo. Acompanhe a leitura!
O que é a esporulação bacteriana?
Vamos contextualizar um pouco mais sobre a esporulação bacteriana. Ela serve como um mecanismo de defesa que envolve a formação de esporos, que são estruturas muito resistentes. Esses esporos podem suportar temperaturas altas, radiação, desinfetantes e a falta de água por muito tempo.
O processo da esporulação bacteriana é uma resposta a situações desfavoráveis, que ajuda na sobrevivência da bactéria até encontrar um ambiente mais propício à vida. Ao localizar esse ambiente, o esporo consegue germinar, originando uma nova célula bacteriana ativa.
Essa capacidade de “retornar à vida” após um longo período inativo torna os esporos uma grande ameaça à saúde, à indústria alimentícia e à agricultura.
Como acontece a esporulação
Ela é dividida em duas etapas: a fase vegetativa e a fase esporulada. Veja mais detalhes:
Fase vegetativa
Aqui, a bactéria está ativa e reproduz normalmente. Ela cresce e se divide, além de utilizar os nutrientes existentes no ambiente. Durante a fase vegetativa, a célula bacteriana é vulnerável a condições diferentes, o que pode gerar o processo de esporulação.
Fase esporulada
Em condições ambientais pouco favoráveis, a bactéria inicia o processo de esporulação. Isso gera a condensação do material genético e o desenvolvimento de uma parede celular espessa e resistente ao redor dele.
A estrutura se transforma em um esporo, que permanece dormente até surgir um período ambiental propício para “ressuscitar”, assim, recomeçando o seu ciclo de vida.
Quais os riscos da esporulação bacteriana?
São diversos! Esses riscos atingem hospitais e clínicas, principalmente por conta da resistência dos esporos a métodos comuns de desinfecção. Alguns dos principais riscos são:
1. Resistência a desinfetantes comuns
Os esporos bacterianos são muito difíceis de eliminar. Eles têm muita resistência a desinfetantes com álcool 70% e hipoclorito de sódio, por exemplo. Isso é um grande problema porque dificulta a manutenção do ambiente e da limpeza geral.
2. Proliferação de infecções
As bactérias esporuladas, como a Clostridium difficile, causam surtos de infecções em hospitais. Essa situação torna diversos pacientes e, até mesmo, profissionais vulneráveis, colocando em risco a saúde de cada um.
3. Dificuldade de desinfecção
Por serem esporos altamente resistentes, o processo de desinfecção é mais complexo e demorado, exigindo o uso de soluções mais especializadas, que conseguem romper essa estrutura protetora e eliminá-los de vez.
💡Leia também — Mutação de vírus e bactérias: como estar preparado?
Como combater a esporulação bacteriana (da melhor forma)
Você pode utilizar a solução SURFIC® ou ARPOSURF PREMIUM, da Profilática, para desinfectar e controlar esse microrganismo. Esses produtos realizam a limpeza e desinfecção simultânea de superfícies com alta performance.
Principais características do SURFIC® e ARPOSURF PREMIUM
- Princípio ativo:
SURFIC: composição equilibrada de PHMB + tensoativo catiônico.
ARPOSURF PREMIUM: composição inovadora, tecnologia TRIAMINA (Alquilamina)
- Aplicações: umectação e descontaminação de instrumentos, desinfecção de superfícies
- Capacidade Microbicida: eficaz contra bactérias, leveduras, fungos, vírus e esporos.
- Compatibilidade: adequado para uso em pisos, materiais sintéticos, metálicos, incubadoras, transdutores, e demais superfícies delicadas, entre outros.
- Biodegradável: São sustentáveis e econômicos.
Benefícios do SURFIC® e ARPOSURF PREMIUM
O SURFIC® E O ARPOSURF PREMIUM são excelentes para limpeza e desinfecção de hospitais clínicas, consultórios, e unidades de transporte móvel como as ambulâncias, principalmente para acabar com a esporulação bacteriana. Confira os benefícios ao utilizá-lo:
Une a limpeza e a desinfecção
Simplifica os processos de manutenção de ambientes de saúde, garantindo que todas as superfícies estejam livres de microrganismos perigosos.
Eficiente contra esporos
São muitos efetivos contra a Clostridium difficile na forma esporulada, tornando útil para ambientes onde esse microrganismo está presente.
Substitui desinfetantes tradicionais
O SURFIC® e ARPOSURF PREMIUM substituem os produtos como álcool 70% e hipoclorito, oferecendo uma desinfecção mais completa e menos agressiva aos materiais.
💡Também é útil — Como escolher o melhor desinfetante hospitalar?
Conforme vimos, a esporulação bacteriana é um processo complexo e representa diversos riscos para a biossegurança de hospitais clínicas e demais instituições e unidades de saúde.
É muito importante entender como funciona esse problema e, principalmente, descobrir o melhor método para combatê-lo.
Indicamos certeiramente o uso do SURFIC® e ARPOSURF PREMIUM para fazer a desinfecção e aumentar a segurança de todas as pessoas em ambientes de saúde. Adote essa medida com um produto eficaz e de alta qualidade. Conheça o SURFIC® e o ARPOSURF PREMIUM agora mesmo e peça já o seu!