Biofilme trata-se de uma película viscosa (matriz polimérica extracelular), que serve de proteção para uma comunidade microbiana séssil estruturada aderir e sobreviver em superfícies bióticas e abióticas. Podem ser formados por bactérias, fungos, protozoários e algas.
Essa película confere uma espécie de proteção à célula microbiana, permitindo que ela cresça e sobreviva em diferentes ambientes. São exemplos o limo, encontrado em rochas e superfícies molhadas, e até mesmo a placa bacteriana da boca.
É importante estar atento, pois alguns biofilmes, formados por determinadas bactérias, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Pseudomonas aeruginosa são altamente perigosos para a saúde e exigem maior cuidado.
Por esses motivos que mencionamos, é tão importante preveni-los. Para saber mais sobre o biofilme e dicas de como evitá-lo, continue a leitura!
Do que é feito o biofilme
Entre 70% e 97% da sua composição é água, sendo os microrganismos apenas uma pequena parte dele. Entretanto, os microrganismos embebidos liberam substâncias que formam uma espécie de estrutura em rede, pela qual recebem água e nutrientes para continuar vivendo e se multiplicando.
A primeira fase da sua formação é a adesão primária a uma superfície, que irá depender tanto de elementos microbianos, como do tipo de superfície e do ambiente no qual a superfície está inserida.
Onde se localizam
A principal fonte de contaminação nas instituições de saúde são os instrumentos cirúrgicos e demais aparelhos usados em procedimentos médicos. Não realizar o processamento correto dos PPS (Produtos para Saúde) faz com que eles se tornem um local propício para a formação de biofilme, podendo ocasionar uma infecção hospitalar.
Do mesmo modo, ele também pode surgir em máquinas e equipamentos em contato direto com pacientes e pode se formar em uma pessoa independentemente da presença de dispositivos médicos. Isso acontece com a placa bacteriana nos dentes, da fibrose cística que afeta o pulmão e da prostatite nas vias urinárias.
Entretanto, geralmente essas infecções estão associadas a um corpo estranho, como sondas, implantes e cateteres. A inoculação de microrganismos nessas superfícies pode acontecer durante a implantação cirúrgica ou manipulação pelas mãos dos profissionais.
Como evitar o biofilme
Entre as principais dicas de prevenção, estão:
Cuidado na seleção de artigos
O plástico é uma superfície que facilita a aderência de micro-organismos. Sendo assim, priorize artigos de metal, principalmente de aço inoxidável. Escolha artigos fáceis de desmontar, que tenham poucas reentrâncias e resistentes aos produtos químicos usados na limpeza e desinfecção.
Priorize equipamentos que facilitem a limpeza
Equipamentos usados no processamento de PPS podem servir de ponto de formação de biofilme. Isso porque, em muitos casos, a superfície dos aparelhos concentra líquidos e presença de microrganismo. Portanto, equipamentos devem ser selecionados observando se contam com autolimpeza ou se permitem limpeza periódica.
Avalie os protocolos de processamento
Entendendo como é a formação de biofilme, os enfermeiros possuem maior competência para avaliar e melhorar os protocolos de processamento de PPS. Basicamente, sempre que houver a combinação de uma superfície que facilite a aderência, com um meio líquido e a possível presença de microrganismos, os cuidados preventivos devem existir para evitar essas condições e reduzir a probabilidade de infecção hospitalar.
Evite falhas na limpeza
Por conta das particularidades mencionadas, remover biofilme é uma tarefa extremamente difícil. Logo, qualquer falha na limpeza pode permitir acúmulo de matéria orgânica, protegendo-as da ação dos produtos desinfetantes e esterilizantes.
É muito importante o uso de solução umectante com ação de eliminação de microorganismos pra evitar formação de biofilmes.
Utilize soluções enzimáticas
Compostas por enzimas — normalmente lipase, protease e amilase —, surfactantes e solubilizantes, as soluções enzimáticas quebram as ligações moleculares das matérias orgânicas, por meio de reações químicas. Dessa forma, auxiliam a remover os microrganismos presentes nos artigos durante a limpeza mecânica, etapa muito importante da limpeza.
Estima-se que 80% das infecções humanas, e 60% dos quadros de infecção hospitalar, tenham relação com biofilme. Como falado nesse artigo, são comunidades microbianas aderidas à uma superfície e envolvidos em uma matriz de substâncias poliméricas extracelulares (EPS). Por isso é tão importante evitá-lo e prevenir essas infecções.
Para mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog, acesse nosso Facebook, Instagram e Linkedin.