BLOG

Capacitação no CME – Equipe atualizada e eficiente

A equipe que trabalha no “Coração do Hospital” precisa estar constantemente atualizada. Conheça mais sobre a importância da capacitação no CMEv

O Centro de Materiais Esterilizados (CME) é uma área fundamental para a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde em qualquer instituição de saúde. Com isso em mente, a capacitação no CME, feita de maneira constante para atualização de novas práticas e fixação de rotinas, é uma obrigação e necessidade real para todos os profissionais que atuam nesse setor.

Responsabilidade e organização

O CME é responsável pelo processamento de produtos para saúde (PPS), desde a limpeza, desinfecção, esterilização, armazenamento e distribuição. 

Para garantir a qualidade e a eficiência desses processos, é essencial que a equipe que trabalha no CME esteja capacitada e atualizada sobre as normas técnicas, os protocolos e as boas práticas de biossegurança como:

  • Classificação de produtos para saúde;
  • Conceitos básicos de microbiologia;
  • Transporte dos produtos contaminados;
  • Processo de limpeza, desinfecção, preparo, inspeção, acondicionamento, embalagens, esterilização, funcionamento dos equipamentos existentes;
  • Monitoramento de processos por indicadores químicos, biológicos e físicos;
  • Rastreabilidade, armazenamento e distribuição dos produtos para saúde;
  • Manutenção da esterilidade do produto.

A capacitação no CME é uma estratégia para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, além de melhorar o desempenho e a produtividade da equipe. A capacitação no CME também contribui para a redução de custos, de desperdícios e de riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

💡Saiba mais,  Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes 

Boas práticas para capacitação no CME

Antes mesmo de ser uma opção dos espaços de saúde, a capacitação dos profissionais do CME é uma obrigação

Estabelecida pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 15, de 15 de março de 2012, da Anvisa, a base dessas capacitações busca o mínimo de atualização e educação continuada sobre uma série de temas. É importante lembrar que essas capacitações também são válidas para os profissionais que atuam nas empresas envolvidas no processamento de produtos para saúde.

Além desses conteúdos planejados pela Anvisa, uma série de avanços tecnológicos e aprimoramentos de técnicas de tratamento dos materiais e de pessoal podem demandar capacitações. 

Mas como estabelecer uma capacitação no CME eficaz e adequada às necessidades da instituição e dos profissionais? Continue sua leitura e conheça algumas rotinas que podem ajudar neste planejamento.

Defina os objetivos da capacitação no CME

O primeiro passo para realizar uma capacitação no CME é definir os objetivos que se pretende alcançar com o treinamento. 

Os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Por exemplo: “Ao final da capacitação no CME, os colaboradores deverão ser capazes de identificar e corrigir os erros mais comuns na esterilização dos artigos médico-hospitalares”.

Outros dois exemplos comuns que geram a necessidade de capacitação e treinamento com a equipe, são para a atualização com relação à novas normas e tecnologias.

Constantemente, as agências de controle como a Anvisa e o Ministério da Saúde, estabelecem novos processos e recomendações que devem ser repassadas aos profissionais. Da mesma maneira, novas tecnologias e inovações na área da saúde, como as desenvolvidas por empresas como a Profilática, surgem ao longo de muita pesquisa e desenvolvimento.

Essas inovações, que podem mudar a rotina e a forma de trabalho do CME, estão constantemente entre os objetivos destes treinamentos.  

Identifique as necessidades da equipe

O segundo passo é identificar as necessidades da equipe que trabalha no CME. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, bem como das lacunas de conhecimento e habilidades que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas. 

Uma forma de fazer esse diagnóstico é aplicar questionários, entrevistas, observações ou avaliações de desempenho. Quanto mais claros os pontos fortes e sensíveis da equipe, mais fácil será reconhecer e sanar essas necessidades.

Escolha o método e o conteúdo da capacitação no CME

O método pode ser presencial ou à distância, dependendo da disponibilidade, do orçamento e da infraestrutura da instituição. O conteúdo deve ser baseado nas normas técnicas vigentes, nas evidências científicas e nas boas práticas de biossegurança. 

Alguns exemplos de temas que podem ser abordados na capacitação no CME são:

  • Classificação dos artigos médico-hospitalares
  • Limpeza e desinfecção
  • Métodos de esterilização
  • Controle de qualidade dos processos de esterilização;
  • Armazenamento e distribuição dos artigos médico-hospitalares;
  • Prevenção de acidentes e exposição ocupacional;
  • Gestão de resíduos do CME.
equipe em capacitação no CME

Avaliação de resultados da capacitação no CME

Assim como qualquer forma de curso ou treinamento, principalmente em um ambiente de tamanha importância, a capacitação de equipes no CME também pede por avaliações.  

É fundamental testar e certificar que os resultados e aplicação de novas práticas pela capacitação estejam nos novos padrões ou manuais estabelecidos. 

A avaliação deve ser feita antes, durante e depois do treinamento, para verificar se os objetivos foram atingidos. Isso pode ser feito por meio de testes teóricos ou práticos, questionários de satisfação ou feedbacks.

💡Leia também, “Qual produto escolher para a limpeza de PPS na CME

Investimento em saúde, eficiência e segurança

A capacitação no CME é um investimento que traz benefícios tanto para a instituição quanto para os profissionais de saúde. 

Uma equipe capacitada e atualizada é capaz de realizar um trabalho de qualidade, com segurança e eficiência, garantindo a segurança de todos os envolvidos direta e indiretamente com seu trabalho.

Nesse sentido, empresas que oferecem soluções para o controle de infecções e biossegurança no CME, como a Profilática, atuam também com o desenvolvimento de treinamentos para as equipes que vão utilizar seus produtos. 
Esse trabalho de proximidade, entre a empresa e os profissionais, é um importante auxílio para o correto e eficiente uso de desinfetantes, soluções alcoólicas, detergentes, lubrificantes e muito mais. Entre em contato com a sua distribuidora e tenha uma equipe sempre atualizada com as normas e usos de seus produtos!

LEIA TAMBÉM