BLOG

Atenção otorrinolaringologistas – Biossegurança dentro e fora do consultório 

Conheça alguns destaques de biossegurança fundamentais para todo médico otorrinolaringologista.

O profissional otorrinolaringologista é um especialista cada vez mais requisitado em clínicas e hospitais.. 

Essa especialização da área médica clínico-cirúrgica tem ganhado um campo de atuação significativo com o avanço de questões como a longevidade da população, uso indiscriminado de fones de ouvido com volume além do recomendado. Outro ponto crescente, e que exige a ação do médico otorrinolaringologista, é o contato com elementos que causam reações alérgicas, afetando todo o trato respiratório e até mesmo auditivo.

Agindo em consultórios, para diagnóstico, pronto-socorro, para emergências e centros cirúrgicos, para procedimentos mais invasivos, o otorrinolaringologista deve também, naturalmente, se preocupar com a biossegurança. 

Para destacar alguns destes pontos de atenção, nosso time separou alguns tópicos de destaque para esses profissionais. Confira!

Biossegurança  

Para o profissional otorrinolaringologista, assim como todos os que trabalham na área da saúde, em contato direto ou não com pacientes, a biossegurança é um processo constante e fundamental. 

Dentro e fora de consultório, centro cirúrgico ou central de material e esterilização (CME), as ações de biossegurança devem ser progressivas, nunca se encerrando, mas sendo constantemente atualizadas. 

São consideradas medidas de precaução padrão:

  • Imunização dos profissionais da área da saúde
  • Higienização das mãos
  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • Manejo adequado de resíduos de serviços de saúde
  • Processamento de superfícies e de artigos

Além dos processos padrões, por se tratar de uma especialidade que atua, muitas vezes, diretamente no trato respiratório de pacientes em uma série de condições que pode favorecer a proliferação de microrganismo e a contaminação do ambiente e PPS, o otorrinolaringologista deve se assegurar que todas as corretas medidas de antissepsia, limpeza e desinfecção do ambiente e processamento dos materiais esteja em ordem.

Consultórios

Dentro do ambiente de consulta e diagnóstico, o otorrinolaringologista e seus pacientes ficam expostos a uma série de riscos que devem ser avaliados antes de iniciar cada consulta. 

Além do trato do sistema auditivo, o otorrinolaringologista atua em todo o sistema respiratório superior. Cuidando do nariz, dos seios paranasais, da faringe e da laringe, muitos dos procedimentos podem gerar aerossóis e gotículas.

Para estas ocasiões o trabalho deve ser feito com o uso dos corretos equipamentos de proteção individual. Outro ponto a ser observado é a limpeza e desinfecção da estrutura do consultório e de instrumentais de diagnóstico, como o laringoscópio.  

💡Leia também, “Principais medidas de controle e prevenção contra vírus

Cirurgia

Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados por um otorrinolaringologista estão: 

  • Amidalectomia 
  • Septoplastia 
  • Turbinectomia 
  • Timpanoplastia 

Além destas cirurgias, que exigem todos os cuidados de um procedimento crítico, um exame executado nesse ambiente também demanda total atenção do médico e sua equipe. A endoscopia. 

Endoscopia

Entre os equipamentos mais utilizados pelo médico otorrinolaringologista está o endoscópio.

Todos os pacientes com indicação de realização de procedimentos endoscópicos são considerados de alto risco devido a dispersão de partículas ou de aerossolização de substâncias corpóreas durante o procedimento no manejo das vias aéreas.

Desde a intubação, até a extubação, é essencial que todas ações de biossegurança de alto nível sejam empregadas. Todos os itens utilizados, ou não, durante o procedimento devem ser considerados contaminados. 

Materiais permanentes devem ser encaminhados para processamento em caixas plásticas fechadas para evitar dispersão de partículas e os demais itens devem ser descartados de acordo com sua classificação. 

Seguindo a RDC Nº 6, de 10 de março 2013, caso o serviço de endoscopia utilize no processamento produtos químicos para desinfecção de alto nível, independente da classificação do tipo de serviço, a limpeza e desinfecção devem ser realizadas obrigatoriamente na sala de processamento.

A pré-limpeza do endoscópio deve ser realizada imediatamente após a finalização do procedimento com remoção da sujidade da superfície externa.

Já o processo de limpeza de todos os canais, válvulas e conectores devem incluir escovação e irrigação de todos os componentes externos e internos com utilização de detergente e sistema de pistola. 

Esse trabalho pode ser auxiliado também por sistemas compactos de limpeza, como o MAXYCLEAN ST®, para a aplicação de químicos, água e ar, ou sistemas automáticos de preparo e uso de ácido como o PROFISYS®SCOPE.

💡Leia também, “Biossegurança – Como o desinfetante elimina os micro-organismos?
Quer conhecer um pouco mais sobre outras atividades ligadas à saúde e suas boas práticas de limpeza, prevenção e controle de infecções? Acesse o nosso blog e não perca nenhum dos nossos conteúdos!

LEIA TAMBÉM