BLOG

Principais medidas de controle e prevenção contra vírus

Com a nova alta de casos de Covid-19 e a disseminação da Varíola dos Macacos, a prevenção contra vírus voltou a ser um tema muito abordado, especialmente nos ambientes de saúde. Prevenir-se dos diversos vírus existentes não é uma tarefa fácil, pois existem diferentes formas de transmissão.

No entanto, com medidas bastante simples, algumas contaminações podem ser evitadas. Muitas transmissões de doenças por vírus ocorrem por meio do contato com secreções ou gotículas de saliva, ou por superfícies e PPS contaminados. 

Acompanhe esse artigo e conheça algumas medidas essenciais para o controle e prevenção contra vírus. Confira!

O que são doenças transmitidas por vírus? 

Como o próprio nome já diz, as doenças virais são transmitidas por algum tipo de vírus, podendo comprometer algum órgão ou tecido específico do organismo ou até mais de um. 

Essas doenças são ligadas à presença de um hospedeiro para sua multiplicação e possuem formas diferentes de se manifestar invadindo as células para conseguir se reproduzir. Estruturas celulares podem ser destruídas e até mesmo danificadas, o que causa os problemas relacionados às patologias.

Os agentes infecciosos dessas doenças são microscópicos, compostos basicamente por um segmento de material genético, envolto em uma camada de proteína.

Controle e prevenção contra vírus no ambiente de trabalho

Medidas de controle e prevenção contra vírus no ambiente de trabalho 

As ações de controle e prevenção contra vírus entre as pessoas em atividade de trabalho,

dividem-se em medidas coletivas e individuais, que devem ser adotadas de acordo

com as especificidades de cada setor e funções do trabalhador (manual Unep). Confira:

Medidas coletivas 

– Organizar a entrada e a saída de pessoas no local, evitando aglomerações;

– Aferir a temperatura de todos as pessoas com termômetro sem contato (infravermelho);

– Permitir a entrada e permanência de pessoas em ambiente de saúde somente com uso de máscaras de tecido ou descartável, cobrindo o nariz e a boca;

– Pessoas sintomáticas para COVID-19 devem ficar isoladas;

– Respeitar o distanciamento de 2 metros no atendimento ao público, fazendo

marcações no chão e isolando cadeiras, se necessário. Em caso de alta demanda,

recomenda-se o agendamento prévio quando possível;

– Higienizar os equipamentos de uso coletivo periodicamente;

– Manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque

nas maçanetas e fechaduras; 

– O uso de ambientes fechados, como as salas de reuniões e de apoio, deve ser limitado a grupos de, no máximo, 5 pessoas e deve-se respeitar o distanciamento de 2 metros entre elas;

– Todos os locais devem dispor de produto para higienização das mãos e para higiene das superfícies;

– Escalonar a liberação para o almoço e refeições para evitar aglomeração em refeitórios;

– Manter banheiros e lavatórios com água corrente, sabão líquido e papel toalha

descartável;

– Garantir a adequada frequência de higienização dos ambientes e superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas, puxadores de porta e corrimões);

– Manter a higienização dos banheiros, lavatórios e vestiários;

– Remover os lixos diariamente ou sempre que ocupar dois terços de sua

capacidade, sendo descartados com segurança.

Medidas individuais

– Usar máscara facial de tecido ou descartável cobrindo o nariz e boca durante a permanência no ambiente. Recomenda-se a troca a cada 3 horas ou sempre que estiver úmida ou suja;

– Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, após tossir, espirrar, usar o banheiro, manusear objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum, e antes e após a colocação da máscara;

– Evitar tocar a boca, nariz e olhos, assim como a máscara facial, sem lavar as mãos;

– Ser submetido diariamente a verificação de temperatura antes de acessar o ambiente;

– Usar garrafas individuais ou copos descartáveis;

– Não fazer refeições nas mesas de trabalho, principalmente as que foram tocadas por outras pessoas;

– Usar os Equipamentos de Proteção Individual conforme a função ou atividade exercida.

Medidas individuais para prevenção prevenção contra vírus

Limpeza e desinfecção de ambientes no controle e prevenção contra vírus

Além das medidas coletivas e individuais mencionadas, a prevenção contra vírus também envolve a limpeza e desinfecção de PPS e das superfícies em ambientes hospitalares. 

Basicamente, a limpeza e desinfecção consiste na remoção de sujidades e na eliminação de microrganismos na forma vegetativa de superfícies e materiais, a fim de evitar contaminações. 

A ação consiste na aplicação de um produto desinfetante, com o objetivo de eliminar das superfícies 99,99% dos germes, bactérias e vírus e, desse modo, reduzi-los a níveis não patogênicos. 

A limpeza e a desinfecção são altamente eficazes no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, assim, as superfícies permanecem limpas, mantendo-se apropriadas para a realização das atividades.

O processo de limpeza deve ocorrer de forma simultânea ao processo de desinfecção, reduzindo a possibilidade de contaminação ao longo do procedimento de limpeza. Os produtos da Profilática realizam a limpeza e desinfecção. 

Qual produto indicado?

Um dos produtos com eficácia comprovada para a limpeza, desinfecção e prevenção da contaminação por vírus é o Surfic®, que possui como princípio ativo a composição equilibrada de PHMB + tensoativo catiônico. 

Sendo um desinfetante de superfícies e nível intermediário de alto desempenho, ele é indicado para umectação, descontaminação, pré-limpeza de instrumentais, além da desinfecção para artigos não críticos e semi-críticos: artigos de inaloterapia e assistência ventilatória. Possui capacidade microbicida e atividade de amplo espectro contra bactérias, fungos, vírus e esporos.

Outras duas opções, voltadas para assistência à saúde, ou desinfecção de alto nível são, respectivamente, Arpo®Surf Premium e Arpo®Safe Multi

O Arpo® Surf Premium é um produto 3 em 1, pronto para uso, de formulação exclusiva especialmente indicado para limpeza e desinfecção de superfícies e artigos, trazendo maior segurança para os pacientes e profissionais da saúde.

O Arpo® Safe Multi é um desinfetante de alto nível, com seu princípio ativo de alquilamina + tensoativos de última geração altamente compatível com artigos e instrumentos médicos delicados, metálicos, sintéticos ou óticas, podendo ser utilizado em diversos processos na instituição.

As composições destes produtos químicos, de um modo geral, têm a atividade e mecanismo de ação estudados, desenvolvidos e dirigidos para atuar e destruir estruturas complexas de bactérias (ex.: micobactérias), fungos e vírus, assim como o envelope de vírus e proteínas, provocando sua destruição.

Esperamos que com essas dicas de controle e prevenção contra vírus, você seja capaz de contribuir para um ambiente livre de contaminações. Mas para isso, conheça nossa página de produtos e conheça as opções disponíveis.

Ainda ficou com dúvida? Acesse nossa página principal e entre em contato.

LEIA TAMBÉM