BLOG

Umectação/pré-limpeza na odontologia

O objetivo da umectação/pré-limpeza na odontologia é impedir a aderência e o ressecamento da sujidade nas superfícies, facilitando o processo de limpeza, reduzindo o nível de contaminação e protegendo o operador durante o manuseio do material. Esse processo deve ser executado imediatamente após o término dos procedimentos.

O processamento dos PPS na odontologia é essencial para a segurança e a realização dos procedimentos em clínicas odontológicas. Os instrumentais odontológicos são ferramentas de grande importância para a rotina de trabalho de qualquer dentista.

Descontaminação é um termo usado para descrever um processo ou tratamento que torna um material, instrumento ou superfície, seguro para o manuseio, principalmente para iniciar a limpeza na CME. 

A etapa de limpeza na odontologia, consiste no uso de detergentes enzimáticos por imersão em cubas de plástico e ultrassônica com tempo que pode variar de acordo com as instruções dos fabricantes. Vale lembrar que nesta etapa, mesmo após a descontaminação prévia, os instrumentais estão contaminados, por isso requerem cuidados constantes em seu manuseio

A umecatação/pré-limpeza faz parte dessa descontaminação prévia, saiba o que é e como é feita. Continue a leitura!

O que é umectação/pré-limpeza?

A umectação na odontologia é um processo realizado na fase de pré-limpeza dos instrumentais utilizados, não somente nos procedimentos cirúrgicos.

Se esses instrumentos não forem reprocessados com rapidez, acaba-se formando um biofilme, que dificulta a limpeza e propicia a formação desse tipo de comunidade biológica com um elevado grau de organização, onde as bactérias se fixam de formas estruturadas.

É justamente esse um dos objetivos da umectação: evitar a formação de biofilme. Como nem sempre é possível realizar a limpeza dos instrumentais rapidamente, devido à quantidade de procedimentos que são realizados, a umectação é uma das melhores soluções para os profissionais que atuam na CME.

O processo consiste, basicamente, em deixar os instrumentais e demais PPS umedecidos em uma substância específica para essa finalidade, dessa forma, o material orgânico, seja ele sangue, saliva ou qualquer tipo de fluido, não resseca na superfície deles.

Estas são, basicamente, as finalidades da umectação: reduzir a carga microbiana, reduzir a formação do biofilme, facilitar o processo de limpeza e trazer mais segurança ocupacional no transporte e manuseio do PPS. 

Odontologia demanda cuidados diferenciados

Como é feita a umectação na odontologia?

A odontologia é um dos setores que tem maior indicação para o uso da umectação em seu instrumental e demais PPS. 

Ao contrário do ambiente hospitalar, onde a limpeza é feita, em média, em até 6 horas, na odontologia é comum que as ferramentas fiquem armazenadas por períodos de tempo muito maiores, com sujidade impregnada e secreção, antes da limpeza completa.

O procedimento correto, normalmente realizado pelo dentista, ou por equipe auxiliar, consiste em, depois do uso do instrumento e demais PPS, armazená-los em uma bandeja adequada e, em seguida, utilizar um composto adequado para a umectação. 

Por meio de imersão ou aspersão é possível preparar os itens para a descontaminação e evitar fatores que possam atrasar ou prejudicar todo o processo, como aderência de matéria orgânica e crescimento de microorganismos. Alguns itens da Profilática que, na odontologia, podem ser usados nesta etapa da pré-limpeza:

PROFISEPT® PRÉ-CLEANER

Uma solução umectante com formulação única, sem enzimas, baseada em TRIAMINA que permite a umectação dos instrumentais, o Profisept® Pré-Cleaner se torna a solução ideal de pré-limpeza para produtos para saúde sujos e contaminados durante o transporte ou quando deixados na cuba por período prolongado.

SURFIC®

Um desinfetante de nível intermediário, Surfic® é recomendado para limpeza e desinfecção de superfícies de clínicas e consultórios odontológicos, com a vantagem de também ser indicado para a Umectação dos PPS. 

Normalmente é utilizado em borrifador com diluição a 1%. Apresenta alto poder bactericida, fungicida e virucida, eliminando microrganismos como Clostridium difficile e Candida auris.

ARPO®SURF PREMIUM

Este é um desinfetante pronto uso direcionado para limpeza e desinfecção de superfícies de consultório e clínicas odontológicas, além de também ser indicado para a Umectação dos PPS. 

Contando com sua exclusiva tecnologia TRIAMINA de última geração, é ideal como composto antimicrobiano com ampla atuação contra bactérias, fungos e vírus, com ação frente a microrganismos como Coronavírus, Clostridium difficile e Candida auris.

Como você pode perceber com esse conteúdo, o tratamento e prevenção de instrumentais odontológicos e demais PPS, com os produtos adequados é essencial. Tanto a limpeza, a lubrificação e a revitalização, como a desinfecção e esterilização dos mesmos, podem se beneficiar de um processo de umectação/pré-limpeza feito corretamente.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nossos textos no blog e siga nossas redes sociais.

LEIA TAMBÉM