BLOG

Tratamento e prevenção de instrumentais odontológicos

Os instrumentais odontológicos utilizados pelos dentistas servem para auxiliar a melhoria e o aperfeiçoamento dos mais diversos procedimentos realizados nos consultórios. Esses materiais são bastante específicos e têm como função principal suprir as necessidades do cirurgião-dentista para diferentes especialidades, como cirurgia, periodontia, ortodontia, implantodontia, entre outras.

Os principais instrumentais são os utilizados para exame clínico, procedimentos gerais, exodontia, endodontia e periodontia.

Mas para que esses materiais cumpram a sua função e possam realmente ser bem aproveitados, é essencial investir no tratamento e prevenção dos instrumentais odontológicos. Acompanhe este artigo e saiba a importância desses procedimentos e como realizá-los.

Quais os principais instrumentais odontológicos? 

Entre os principais instrumentais odontológicos estão:

Espelho: utilizado para exames clínicos para o dentista visualizar em detalhes as condições em que se encontra a boca do paciente.

Pinça clínica: utilizada para pinçar materiais, como rolinhos de algodão, e levá-los até a boca do paciente.

Sonda exploradora: utilizada para detectar cárie ou outra alteração nos dentes do paciente.

Escavador ou colher de dentina: serve para escavar material cariado e assim avaliar o grau de dano causado pela cárie.

Hollemback: serve para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente.

Carpule: é uma seringa apropriada para fazer a administração de anestésicos no paciente.

Cubas metálicas: utilizadas para a colocação de materiais, como álcool iodado e solução fisiológica, feitas em aço inox, com tamanhos e formatos variados.

Bandejas metálicas: apropriadas para a colocação dos instrumentos que serão utilizados durante uma sessão de atendimento a um paciente. 

Conjunto de fórceps: serve para a extração de dentes de leite e os diversos tipos de dentes definitivos, da mandíbula e do maxilar.

Brocas: utilizadas na remoção de material cariado e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações.

Cortantes: são instrumentos de ponta afiada, indicados para fazer acabamentos nas paredes das cavidades que serão restauradas.

Aplicador de cimento de Hidróxido de Cálcio: usado para colocar Hidróxido de Cálcio na cavidade do dente, de maneira fácil e eficiente.

Calcadores espatulados: utilizados para o preenchimento das cavidades dentárias que estiverem sendo tratadas com material curativo ou cimentos de vedação, como o óxido de zinco mais eugenol.

Além dos instrumentos mencionados, existem outros que fazem parte da rotina do consultório odontológico, como condensadores, brunidores, espátulas para resinas, porta-matriz, fios afastadores, pinças para sutura, fios para sutura, entre outros.

Instrumentais odontológicos servem para os procedimentos realizados nos consultórios.

O que é importante saber sobre os instrumentais odontológicos? 

Para o funcionamento adequado, os instrumentais odontológicos requerem uma alta resistência mecânica. Os cirúrgicos em aço inoxidável devem atender às exigências em termos de elasticidade, tenacidade, rigidez, características da lâmina, resistência ao desgaste e resistência máxima possível à corrosão.

Esse material é reativo, o que significa que os feitos em aço inox inevitavelmente irão corroer e ficar manchados sob certas condições. Uma das qualidades do aço inoxidável que o torna mais resistente à corrosão do que o aço carbono, é sua capacidade de se tornar passivo (menos reativo).

A diferença de reatividade entre o aço inoxidável e o aço carbono é uma camada de certos metais presentes na superfície do aço inoxidável. Essa camada é chamada de camada passiva. Camadas com mais cromo são geralmente mais resistentes à corrosão. 

A corrosão é a destruição ou deterioração de um material devido à reação química ou eletroquímica com seu meio. A superfície do instrumental, mesmo composta por aço inox, permite a deposição e fixação de impurezas da água e outros componentes que venham a entrar em contato com ele.

Se uma área do instrumental riscada, rompida ou de algum modo desgastada estiver exposta à água, vapor de baixa qualidade na autoclave, temperatura inadequada, umidade, químicos agressivos, etc., a área começará a corroer.

Como fazer o tratamento e a prevenção?

O tratamento correto dos instrumentais odontológicos dentro do consultório, visando a preservação e durabilidade dos mesmos, é indispensável e não pode ser negligenciado.

A experiência ao longo dos anos tem demonstrado que o correto tratamento realizado com cuidado e conhecimento gera grande economia para o serviço odontológico, pois representam um valor expressivo se considerarmos a necessidade de reposição no consultório. Portanto, a durabilidade dos mesmos precisa e pode ser preservada.

Saiba como fazer a limpeza, lubrificação, revitalização e a desinfecção ou esterilização dos instrumentais odontológicos:

Limpeza

Imediatamente após o uso, deve ser feita umectação (pré-limpeza). Utilize umectantes que possuam em sua composição agentes bactericidas como PHMB e Alquilamina, como o Profisept® Pré-cleaner, umectante com formulação única, ideal de pré-limpeza de produtos para saúde.

Usando luvas de borracha, faça a limpeza sob imersão na solução de detergente, utilizando escovas de cabo longo que evitam a proximidade da sua mão com a ponta cortante do instrumento. Não deverão ser utilizadas escovas de cozinha, nem escovas de unha, pois elas não servem para a limpeza correta do material.

Para esse processo é indicado o Profisept® EZ Matic. Sua formulação reúne a ação sinérgica de um potente blend composto de 3 enzimas com agente alcalinizante, proporcionando alto desempenho e segurança na limpeza, de forma ampla e não seletiva. Com ele, realize o processo manual e automatizado com ultrassônica.

Após a realização dos processos anteriores, verifique se os instrumentais estão livres de qualquer sujidade. Estando tudo certo, basta realizar o enxágue com água de boa procedência.

Feito isso, a próxima parte do processo é a secagem. Os materiais precisam ser secados com cuidado antes de serem embalados. Use toalha de papel ou tecido, de preferência que não solte resíduos.

Revitalização

A revitalização para materiais em inox ocorre por meio da imersão dos instrumentos em solução de água com produtos que têm ação revitalizadora. O processo remove ferrugens, crostas e manchas de oxidação, proporcionando uma aparência de novos aos instrumentais odontológicos e aumentando sua vida útil. 

Como revitalizador recomendamos o Profisept® Shine R, à base de ácido fosfórico, que promove desoxidação, remove silicato, ou demais substâncias que se depositam, além de revitalizar instrumentais e câmaras internas das autoclaves a vapor. Além disso, o produto é compatível com aço inox e biodegradável.

Lubrificação

A lubrificação ajuda a manter o instrumental odontológico em perfeito estado e sempre pronto para o uso. Para manter suas peças funcionando bem, recomenda-se que seja feita antes da primeira vez que o equipamento for utilizado e antes de cada série de esterilização. 

No entanto, essa lubrificação deve ocorrer regularmente, não apenas posteriormente a cada limpeza, mas principalmente quando o instrumental não é muito usado.

Esse procedimento pode ser feito com o Profisept® Lub RTU, uma emulsão lubrificante de instrumentais cirúrgicos, hidrossolúvel, permeável a vapor, que previne a corrosão e travamentos das articulações, protegendo contra as altas temperaturas do processo de esterilização. 

Esse produto foi desenvolvido para ser borrifado sobre instrumentais metálicos, em especial aço inox, submetidos a processos de esterilização. A lubrificação deve ser feita após a lavagem e secagem dos instrumentais e antes de embalar para autoclavar. Além disso, não é necessário enxaguar.

Para realizar a lubrificação, borrife o produto sobre as peças previamente limpas e secas, movimentando as articulações; deixe escorrer ou retire o excesso e, por fim, execute o processo de embalagem e esterilização a vapor. 

Existe outro produto que também é recomendado para o procedimento, é o Profisept® Lub Spray, um lubrificante em forma de spray, à base de óleo, especialmente desenvolvido e indicado para a lubrificação e preservação das peças de mão e micromotores. Ele ajuda na proteção contra desgaste e corrosão por atrito, por isso ajuda a manter o valor das canetas. 

Com esse produto, a lubrificação varia de acordo com cada instrumental odontológico, conforme o seguinte esquema: 

Peça de mão de alta rotação: remova a broca, cobrindo a parte frontal com Profisept® Dry Wipe; aplique o produto conforme as instruções de uso no rótulo. Se, após aplicação, o lubrificante aparentar cor escura, repita o processo até que ele saia com aspecto claro; Acione a peça com o registro fechado e em um Profisept® Dry Wipe, para retirar o excesso de óleo.

Micromotor: acione o anel direcional no sentido horário até o máximo; aplique o produto conforme as instruções de uso no rótulo; repita o processo no sentido anti-horário. Feito isso, devolva o micromotor no equipamento, acione a peça nos dois sentidos até que o excesso escuro do lubrificante seja expelido.

Contra ângulo e peça reta: remova a broca, cobrindo a parte frontal com Profisept® Dry Wipe; aplique o produto conforme as instruções de uso no rótulo; Se o lubrificante estiver com cor escura, faça o processo novamente até que ele saia com aspecto claro, indicando que a sujeira presente na peça foi removida.

Encaixe a peça novamente e acione para que o produto percorra todas as tubulações; retire a broca ou fresa; acione a peça com o registro fechado para retirar o excesso de óleo. 

Desinfecção ou esterilização

É por meio da esterilização dos materiais que todos os microrganismos são destruídos, inclusive os esporos de bactérias, que são formas de resistência. A morte microbiana é definida como a incapacidade de reprodução, ou seja, microrganismos presentes no material estéril não são capazes de se reproduzir e causar infecções.

A esterilização pode ser por estufa; por autoclave, que é feita pelo vapor sob pressão quando as moléculas de água em alta temperatura colidem com moléculas orgânicas; ou a esterilização química, pelo processo de difusão de gás, o óxido de etileno (OE). 

O método a vapor sob pressão é mais indicado para atender as condições de segurança e confiabilidade. Para a efetivação do processo é necessária a realização periódica de controle dos ciclos por parâmetros físicos, químicos e biológicos que estabelecem os padrões de monitoração e condições ideais de esterilização.

Enquanto método de desinfecção química é usado em materiais termossensíveis por meio da aplicação de um produto químico que pode ser imersão ou fricção, atendendo o tempo de exposição de acordo com as orientações de cada fabricante.

Para esse procedimento, indicamos o Profisept® Active, para instrumentais termossensíveis, Bacterend® Ox para desinfecção de mangueiras e sugadores e o Surfic® para limpeza e desinfecção de superfícies.

A importância do tratamento e prevenção

Esses materiais são muito importantes para a rotina do dentista. Pois é por meio deles que o profissional desenvolverá o melhor procedimento para atender seus pacientes. É por isso que, manter todo cuidado e manutenção pode contribuir no maior tempo de vida útil dos mesmos, bem como na maior segurança quando manuseado no paciente.  

Como você pode perceber com esse conteúdo, o tratamento e prevenção de instrumentais odontológicos é essencial. Tanto a limpeza, a lubrificação e a revitalização, como a desinfecção e esterilização dos mesmos, ajudam a preservar o seu bom estado de conservação e a manter a segurança dos pacientes.

Esse conteúdo foi útil? Continue acompanhando nossos textos no blog e siga nossas redes sociais.

LEIA TAMBÉM