BLOG

Por que revitalizar seus instrumentais odontológicos?

Os instrumentais odontológicos são ferramentas de extrema importância para a rotina de trabalho de qualquer dentista. É por meio deles que o profissional executará os procedimentos no paciente. Isso justifica a importância do cuidado e manutenção, assim como a revitalização dos instrumentais odontológicos.

Atualmente, essas ferramentas são bastante específicas, desenvolvidas para suprir as necessidades do dentista, nas mais diversas especialidades. Os principais são os utilizados para exame clínico, procedimentos gerais, exodontia, endodontia e o para periodontia. 

Podemos mencionar como exemplos: espelho, pinça clínica, sonda exploradora, escavador ou colher de dentina, hollemback, carpule, cubas e bandejas metálicas, conjunto de fórceps, brocas, cortantes, aplicador de cimento de Hidróxido de Cálcio, calcadores espatulados, entre outros.

A revitalização pode contribuir para um maior tempo de vida útil dos mesmos, assim como mais segurança para o seu uso no paciente. Para você entender melhor sobre a importância da revitalização dos instrumentais odontológicos, continue a leitura!

A importância da revitalização dos instrumentais odontológicos

Os instrumentais requerem uma alta resistência mecânica para o seu funcionamento adequado. Os cirúrgicos em aço inoxidável devem atender às rígidas exigências em termos de elasticidade, tenacidade, rigidez, características da lâmina, resistência ao desgaste e resistência máxima possível à corrosão.

Já os médicos e odontológicos à base de aço inoxidável são compostos de ferro, carbono, cromo, níquel, manganês, sílica e muitos outros metais em quantidades menores.

O aço inoxidável não é inoxidável. Portanto, aço inoxidável não significa dizer que ele nunca oxidará. A corrosão é a destruição ou deterioração de um material devido à reação química ou eletroquímica com seu meio.

O aço inoxidável é reativo, o que significa que artigos em aço inox inevitavelmente irão corroer e ficar manchados sob certas condições. A superfície do instrumental, mesmo composta por aço inox, permite a deposição e fixação de impurezas da água e outros componentes que venham a entrar em contato com ele.

Se uma área do instrumental riscada, rompida ou de algum modo desgastada estiver exposta à água, vapor de baixa qualidade na autoclave, temperatura inadequada, umidade, químicos agressivos, etc., a área começará a corroer.

Por isso, o tratamento correto dos instrumentais odontológicos, visando a preservação e durabilidade dos mesmos não pode ser negligenciado.

O tratamento correto dos instrumentais odontológicos não pode ser negligenciado.

Como fazer a revitalização? 

A revitalização dos artigos em inox ocorre por meio da imersão dos instrumentos em solução de água com produtos que tenham ação revitalizadora. O processo remove ferrugens, crostas e manchas de oxidação, proporcionando uma aparência de instrumentais novos e aumentando sua vida útil. 

Como revitalizador, recomendamos o Profisept® Shine R, um produto à base de ácido fosfórico, que promove desoxidação, remove silicato e ajuda a eliminar cimento, ou demais substâncias que se depositam, Além disso, o produto é c biodegradável

Por que realizar o tratamento de instrumentais odontológicos com cuidado e conhecimento?

Além da revitalização, existem outros procedimentos de tratamentos dos instrumentais odontológicos, como limpeza, lubrificação, desinfecção ou esterilização, também indispensáveis para que esses materiais cumpram a sua função, possam ser bem aproveitados e tenham boa durabilidade

Dependendo da configuração dos instrumentais, os mesmos podem apresentar maior ou menor sensibilidade ao tratamento que recebem quando em contato com a água, produtos químicos utilizados nos processos de limpeza, desinfecção, vapor da autoclave na esterilização e até resíduos orgânicos que podem permanecer em suas superfícies.

Pequenos depósitos de sangue podem se transformar em corrosão grave (ferrugem). A corrosão e desgaste dos instrumentais não têm origem em um único fator. 

A corrosão e desgaste, são agravadas pela baixa qualidade da água de processamento, cloreto, substâncias químicas, umidade e altas temperaturas durante os processos usados para esterilização (qualidade do vapor na autoclave, por exemplo). A corrosão e desgaste dos materiais podem resultar até em inutilização dos mesmos ou torná-los perigosos para o paciente.

Como você já sabe, os instrumentais odontológicos são fundamentais em um consultório de odontologia. Esses equipamentos exigem alto custo de investimento, portanto, necessitam de cuidados especiais para assegurar que esse investimento seja traduzido em durabilidade e qualidade pelo máximo de tempo possível. 

Para que isso aconteça devem ser adotadas boas práticas de limpeza, manutenção e conservação dos artigos. O tratamento correto desses materiais, realizado com cuidado e conhecimento, gera grande economia para o serviço odontológico.

Agora que você entendeu a importância desse procedimento, continue acompanhando outros conteúdos em nosso blog, Facebook, Instagram e Linkedin.

LEIA TAMBÉM