Em ambientes de saúde, como hospitais, clínicas e consultórios, onde a higiene e a segurança devem ser reforçadas constantemente pela saúde de pacientes e profissionais, os produtos degermantes com uso de escovinhas e para antissepsia cirúrgica à base de álcool, assumem um papel central na prevenção e controle de infecções.
Mas afinal, o que são soluções degermantes e antissépticas à base de álcool?
Estes são produtos antimicrobianos destinados à higiene das mãos, da pele, das mucosas e de feridas em áreas com menor risco de contaminação.
Sua ação principal é reduzir a quantidade de microrganismos presentes na pele, diminuindo o risco de transmissão de doenças.
Continue lendo mais este conteúdo da equipe Profilática e conheça mais sobre este termo e os produtos usados para alcançar a degermação.
Como funcionam essas soluções
As soluções degermantes existem em diferentes composições com princípios ativos e aplicações que podem variar levemente conforme o produto base. Porém, em sua principal atuação, elas operam comprovadamente por normas específicas executando seu efeito microbicida por reação química ou físico-química com componentes da célula microbiana.
Interferindo com a integridade da membrana microbiana ou reagindo especificamente com proteínas, ou material genético, quando aplicado na concentração o princípio ativo entra em contato com o micro-organismos e gera a morte microbiana irreversível.
Alguns micro-organismos são prontamente neutralizados ao entrarem em contato com a concentração correta do agente ativo. Enquanto isso, outros podem levar mais tempo para serem eliminados, mas, assim que são expostos à concentração inicial do produto no momento da aplicação, são igualmente erradicados.
Algumas indicações para o uso de soluções Antissépticas
Os produtos antissépticos são recomendados em diversas situações, como:
Higiene das mãos:
Antes e após o contato com pacientes, antes de realizar procedimentos invasivos, após o contato com sangue ou outros fluidos corporais e após o contato com objetos contaminados.
Higiene da pele:
Em áreas com menor risco de contaminação, como braços, pernas e tronco.
💡Leia mais – Assepsia e antissepsia: qual a diferença?
Quais são os principais tipos de soluções antissépticas ?
Existem diversos tipos de soluções antissépticas disponíveis no mercado, com composições e formas de apresentação que podem alterar significativamente suas indicações. Entre as principais podemos destacar:
Álcool
Este é um dos ingredientes mais comuns em soluções antissépticas cirúrgicas à base de álcool. É eficaz contra uma ampla gama de microrganismos e evapora rapidamente, deixando a pele seca e pronta para uma série de atividades.
Clorexidina
A clorexidina é outro ingrediente presente frequentemente associado em soluções de antissepsia cirúrgicas à base de álcool e degermantes com escovação. É eficaz contra uma ampla gama de microrganismos e tem ação residual, o que significa que continua agindo por algumas horas após a aplicação.
Iodóforos
Os iodóforos são eficazes contra uma ampla gama de microrganismos, incluindo vírus, pelo uso conjunto de iodo conjugado e povidona. No entanto, estes tipos de soluções são menos usadas, pois podem irritar a pele e não devem ser utilizados em pessoas com alergia ao iodo.
Entre os produtos que podemos destacar, está o Antisséptico cirúrgico Bio Assept® OX , que possui uma exclusiva formulação com Álcool 70%, clorexidina, peróxido de hidrogênio e ácidos graxos essenciais (AGE)., indicado para antissepsia cirúrgica das mãos, procedimentos invasivos e assepsia das mãos, sem ser necessário o uso de escovinhas.
💡 Leia também – Higienização das mãos em serviços de saúde
Está curioso para saber mais sobre as boas práticas de limpeza e desinfecção de ambientes de saúde, superfícies e instrumentais? Continue acompanhando os conteúdos em blog da Profilática, ou faça o download gratuito de um de nossos materiais ricos!
