BLOG

Hospital infantil – Dicas de prevenção e controle de infecção para incubadoras e lactários

O cuidado com biossegurança em um hospital infantil deve ser redobrado. Conheça mais detalhes sobre incubadoras, lactários e boas práticas envolvendo sua desinfecção.

Já somos bastante acostumados a tratar com o máximo de cuidado bebês e recém-nascidos, principalmente aqueles presentes em um Hospital Infantil.

Estes ambientes, necessários para o correto cuidado e tratamento de bebês prematuros, com baixo peso ao nascer e outras dificuldades relacionadas, muitas vezes, ao nascimento antes do período de 37 semanas, possuem duas estruturas das quais vamos dar um maior enfoque neste artigo: Incubadoras e Lactários.

Ambas presentes, obrigatoriamente, em todo Hospital Infantil, estes equipamentos e estruturas demandam cuidados adicionais. A sessão de neonatologia já costuma ser muito rígida, mas nesses dois pontos a higiene e as medidas de prevenção e controle de infecções se fazem ainda mais fundamentais por se tratar do cuidado e contato direto com os pequenos em seus primeiros momentos de vida.

Conheça um pouco mais sobre as funções da Incubadora e do Lactário em um Hospital Infantil e esteja pronto para auxiliar toda sua equipe com segurança e qualidade.

Qual a função de uma incubadora?

Localizadas dentro de maternidades e hospitais infantis, as incubadoras podem ser estacionárias ou de transporte.

Popularmente conhecida, a incubadora é uma câmara fechada que tem a finalidade de oferecer um ambiente adequado ao amadurecimento dos bebês prematuros ou recém-nascidos. Fabricadas em material transparente, elas possuem um acolchoamento onde o bebê se deita e conta com entradas de ar e janelas.

A incubadora é aquecida e umidificada, com pouca luminosidade e quase sem ruídos para simular o ambiente do útero materno e promover o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido prematuro. Os bebês também contam com suporte respiratório e nutricional.

Com esse contato com o bebê, a incubadora permite avaliar e controlar finamente todas as atividades sem grande interferência ou contato externo dos profissionais do hospital infantil. Os sistemas permitem saber em tempo real o peso, frequência cardíaca e a atividade cerebral da criança. Isso significa que indicam minuto a minuto como o organismo do bebê está funcionando.

Limpeza, prevenção e controle de infecções

A infecção hospitalar, se não diagnosticada, pode evoluir para uma infecção generalizada, também conhecida como Sepse. 

Dados do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), em 2016, mostram que elas atingem um índice de mortalidade de até 70% em algumas regiões brasileiras e que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano.

No caso particular de recém-nascidos, as infecções hospitalares são mais frequentes e, geralmente, mais graves. Por isso, a limpeza e desinfecção  são fundamentais. 

O design das peças e partes de uma incubadora instalada em um hospital infantil moderno já prezam pela facilidade na higienização. Com o neonato fora do aparelho, é iniciada a limpeza, desligando o aparelho e limpando a superfície externa com panos limpos e umedecidos com água e detergentes neutros.

Com as demais peças laváveis recebendo detergente neutro, uma parte que demanda cuidado adicional é a cúpula de acrílico e demais peças sensíveis a materiais abrasivos ou ao hipoclorito de sódio e álcool 70%. Uma alternativa para esse tipo de produto são os detergentes desinfetantes de superfícies.

Esses itens, podem ser limpos e desinfetados simultaneamente com o SURFIC®, como uma alternativa também a uma das fases finais de desinfecção onde originalmente seria usado o álcool 70%, com a vantagem de conservar a superfície da incubadora, pois evita o amarelamento e ressecamento do acrílico e peças com revestimento plástico e a ferrugem das superfícies revestida por metal.

💡Leia também, “Biossegurança – Como o desinfetante elimina os micro-organismos?

O lactário é uma estrutura obrigatória em todo hospital infantil.
O lactário é uma estrutura obrigatória em todo hospital infantil com leitos para crianças.

Qual a função de um lactário?

Um pouco menos conhecido do que a incubadora, o lactário é uma estrutura obrigatória e considerada “área crítica” em todo hospital infantil que mantêm leitos para crianças e berços para recém-nascidos.

Com uma construção variando de acordo com o tamanho e finalidade do hospital, o lactário destina-se ao preparo de leite e seus substitutos, a partir de técnicas adequadas, de modo a oferecer à criança uma alimentação sem risco mínimo de contaminação.

A eficiência das operações dentro de um lactário depende muito da seleção correta do local, espaço, arejamento e distribuição conveniente das áreas de trabalho, além da instalação de equipamentos apropriados e rotinas de controle de infecções.

O sistema digestivo de um recém-nascido é muito sensível. Sem uma microbiota desenvolvida, imunidade muitas vezes comprometida, elevado pH gástrico e tempo de esvaziamento gástrico reduzido, uma série de detalhes devem ser levados em conta para evitar essa entrada de infecções.

Limpeza, prevenção e controle de infecções

A escala de possíveis problemas por uma infecção de origem alimentar em um neonatal pode ser rápida e grave.

A contaminação da dieta pode levar a uma enterocolite, seguida de sequelas que, se não tratadas em um organismo já sensível, podem levar à morte

Para esse cuidado, além do já estabelecido para superfícies como chão, paredes, portas e toda a paramentação do corpo de funcionários do hospital infantil, é indicado que toda manipulação seja feita em áreas específicas para este fim.

Entre as salas indicadas estão:

  • Sala de preparo do leite
  • Sala de distribuição
  • Sala de lavagem
  • Sala de utilidades
  • Sala de nutricionista

O lactário deve ter sala de lavagem separada da sala de preparo, pois assim há um menor perigo de contaminação.

Para o reprocessamento dos materiais, como mamadeiras, bicos e utensílios de preparo, uma das opções indicadas é o uso de álcool 70% ou hipoclorito. 

Como possível substituto para esse item, higienização dos materiais e utensílios , a Profilática oferece o ALKALAV®,  e o SURFIC® que limpa e desinfeta sem danificar, para as superfícies.

Boas práticas e determinação de perigos e pontos críticos

Os agentes desinfetantes e os cuidados empregados nas incubadoras e lactários, são muitos e demandam atenção e atualização constante.

São diversos os manuais que tratam do tema mas, em consenso, todos sugerem a formação de equipes de controle e verificação para que, do primeiro ao último dia de internação, os bebês recém-nascidos possam usufruir de plena saúde.

Gostaria de acompanhar mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog e descubra também conteúdos ricos, formulados por nossa equipe, por temas e boas práticas na biossegurança.

LEIA TAMBÉM