BLOG

Você conhece a engenharia clínica? 

A engenharia clínica é uma área que combina conhecimentos de engenharia e gestão para otimizar o uso das tecnologias de saúde nas instituições de saúde. Essas tecnologias incluem equipamentos médicos, sistemas de informação, dispositivos implantáveis, próteses, órteses e até mesmo materiais de limpeza e consumo.

O profissional de engenharia clínica é responsável por planejar, adquirir, instalar, calibrar, manter, reparar e até mesmo descartar essas tecnologias, garantindo sua segurança, qualidade e eficiência. Além disso, ele também atua na capacitação dos usuários, na avaliação de novas opções de tecnologias e na gestão de projetos e contratos. 

Continue acompanhando este artigo e descubra um pouco mais sobre como a engenharia clínica se aplica aos ambientes de saúde.

A engenharia clínica na história 

A engenharia clínica surgiu como um ramo da engenharia biomédica e elétrica no final do século XXI, com o objetivo de melhorar os cuidados dispensados aos pacientes e reduzir os custos operacionais das instituições de saúde. 

Com o avanço da tecnologia e o aumento da complexidade dos sistemas de saúde, a engenharia clínica tornou- se uma área estratégica e essencial para o funcionamento adequado dos serviços de saúde em todo o mundo.

Formação pela saúde 

Para exercer a função de engenheiro clínico é necessário ter formação superior em engenharia, preferencialmente biomédica ou elétrica, ou em áreas afins como física médica ou informática em saúde. 

Além disso, é recomendável ter especialização ou pós-graduação em engenharia clínica ou gestão em saúde. Também é importante ter conhecimentos específicos sobre as normas técnicas e regulamentações vigentes no setor da saúde.

Melhoria para diferentes setores da saúde

Os benefícios da engenharia clínica são diversos e abrangem tanto os aspectos técnicos quanto os gerenciais. Entre eles, podemos citar:

Redução de custos

A gestão hospitalar envolve custos significativos, especialmente em relação aos recursos tecnológicos. Para garantir o correto funcionamento de equipamentos médicos, é essencial que a instalação e o uso estejam em conformidade com as recomendações do fabricante e com a planta da instituição.

O profissional da Engenharia Clínica desenvolve estratégias para maximizar o desempenho dos equipamentos, garantindo um entendimento claro da clínica ou hospital como um negócio que precisa usar seus recursos de forma inteligente. Com a expertise da Engenharia Clínica, é possível implementar soluções que otimizem o uso de recursos tecnológicos, gerando economia e melhorias na qualidade do atendimento prestado.

Controle

A Engenharia Clínica tem se mostrado uma área extremamente vantajosa para o ambiente hospitalar. Um dos seus aspectos mais interessantes é o maior controle dos recursos disponíveis. Isso é possível graças à habilidade fundamental dessa profissão em coletar, tratar e interpretar dados, contribuindo para aprimorar os processos operacionais e melhorar a gestão hospitalar.

Com essa expertise, é possível conectar a Engenharia Clínica com uma necessidade crescente das empresas no mundo atual: a cultura direcionada a dados. Dessa forma, a Engenharia Clínica se torna uma frente de facilities primordial para a tomada de decisões baseadas em dados, contribuindo para que a gestão hospitalar aconteça de forma mais inteligente e eficiente.

Além disso, a boa prática de usar dados para aprimorar a gestão hospitalar pode ser compartilhada com outros setores, tornando-se uma cultura valiosa para a clínica ou hospital. Com isso, a Engenharia Clínica se consolida como uma área estratégica para aprimorar o ambiente hospitalar, tornando-o mais eficiente e sustentável.

Produtividade

A Engenharia Clínica é uma área estratégica para otimizar os processos operacionais na gestão hospitalar. Ao implementar técnicas como o Lean Management, ou gestão enxuta, é possível reduzir custos e melhorar a produtividade dos processos, tornando a otimização contínua uma realidade na gestão hospitalar.

Com a utilização de dados, os gaps operacionais podem ser identificados e corrigidos, e a análise preditiva pode ser colocada em prática para potencializar ainda mais os resultados. Além disso, a utilização da Engenharia Clínica contribui para a redução de ocorrências de improdutividade de equipamentos, aumentando a segurança no seu uso e reforçando o cuidado com colaboradores e pacientes.

A Engenharia Clínica é, portanto, uma aliada importante para a gestão hospitalar, contribuindo para aprimorar o desempenho dos processos, reduzir custos e aumentar a segurança no ambiente hospitalar.

💡Leia também, “Limpeza, desinfecção, sanitização e higienização de ambientes

Preocupação com a segurança do paciente 

A atenção pela saúde dos pacientes, e a facilitação no uso, manutenção e limpeza dos equipamentos e processos envolvidos nisso, fazem com que a Engenharia Clínica esteja em expansão.

Garantindo rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho de equipamentos da saúde, é natural que essa profissão esteja ligada com empresas, como a Profilática, que desenvolvem e promovem soluções de limpeza, desinfecção e esterilização.


Se você é um profissional de Engenharia Clínica, trabalha com um, ou deseja agregar um à sua equipe de saúde, continue acompanhando os conteúdos da Profilática no blog e nas redes sociais para saber ainda mais sobre a tecnologia no controle de infecções e biossegurança. 

LEIA TAMBÉM