BLOG

Validação de processos de limpeza e desinfecção de superfícies: o que há de novo?

Você sabia que muitos pacientes carregam doenças e podem contaminar outros pacientes e equipes médicas? É por isso que a limpeza e desinfecção de superfícies é uma medida essencial para evitar contaminações. 

Muitos microrganismos podem ser transmitidos nos ambientes por meio das superfícies e dos equipamentos. 

As superfícies podem contribuir para a contaminação cruzada secundária, por meio das mãos dos profissionais de saúde e de instrumentos ou produtos que poderão ser contaminados ao entrar em contato com essas superfícies e, posteriormente, contaminar os pacientes ou outras superfícies.

Assim, a higienização das mãos dos profissionais de saúde e a limpeza e a desinfecção de

superfícies são fundamentais para a prevenção e redução das infecções relacionadas à assistência à saúde. Assim como a validação desse procedimento também requer atenção, para garantir a eficácia do processo.

Quer saber o que há de novo para a validação dos processos de limpeza e desinfecção de superfícies? Continue a leitura!

Fatores que favorecem a contaminação

Dentre os fatores que favorecem a contaminação do ambiente dos serviços de saúde, estão:

– Mãos dos profissionais de saúde em contato com as superfícies;

– Ausência da utilização de técnicas básicas pelos profissionais de saúde;

– Manutenção de superfícies úmidas ou molhadas;

– Manutenção de superfícies empoeiradas;

– Condições precárias de revestimentos;

– Permanência de matéria orgânica.

Portanto, a presença de sujidade, principalmente matéria orgânica de origem humana, pode servir como substrato para a proliferação de microrganismos ou favorecer a presença de vetores, com a possibilidade de transportar passivamente esses agentes. Sendo assim, toda área com presença de matéria orgânica deverá ser rapidamente limpa e desinfetada, independentemente da área do hospital.

Diferença entre limpeza e desinfecção

A limpeza e desinfecção são procedimentos distintos que se realizam nas superfícies. Sempre que uma superfície estiver contaminada, é necessário realizar a limpeza e a desinfecção, Elas podem ser realizadas, inclusive, simultaneamente.

Compreende-se limpeza de superfícies a remoção das sujidades depositadas nas superfícies inanimadas aplicando-se meios mecânicos (fricção), físicos (temperatura) ou químicos (saneantes), em um determinado período. 

A desinfecção consiste na eliminação de microrganismos, patogênicos ou não, na forma vegetativa de superfícies e materiais. Independentemente da área a ser limpa, o importante é a remoção mecânica da sujidade e não simplesmente a passagem de panos úmidos para espalhar a sujidade

Limpeza e desinfecção de superfícies

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde são elementos primários e eficazes com o objetivo de romper a cadeia epidemiológica das infecções. Essa ação serve para garantir aos usuários dos serviços de saúde um local limpo e ambiente com 

o mínimo de contaminação possível.

O Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde trata-se da 

limpeza, desinfecção e conservação das superfícies fixas e equipamentos permanentes das 

diferentes áreas. 

O objetivo é deixar o ambiente preparado para suas atividades, manter a ordem e conservar os equipamentos e as instalações.  Essa prática evita a disseminação de microrganismos responsáveis pelas infecções relacionadas à assistência à saúde.

O uso de barreiras mecânicas, proteção do profissional e paciente, esterilização de instrumentais e desinfecção de superfícies e equipamentos são as melhores alternativas para evitar a infecção cruzada.

Para realizar a limpeza e desinfecção de superfícies, é indicado o ARPO®SURF PREMIUM, um desinfetante direcionado para assistência à saúde, pronto uso, com tecnologia TRIAMINA de última geração e amplo espectro antimicrobiano, para limpeza e desinfecção simultânea de superfícies fixas e artigos não críticos. Eficaz frente a Clostridium difficile e Candida auris, ativo frente a bactérias e vírus.

O produto realiza a limpeza e desinfecção combinadas numa única etapa; Não necessita limpeza prévia; Substitui com vantagens álcool a 70% e hipocrorito; Pode ser usado em incubadores, monitores, transdutores, bombas de infusão, cabos, equipamentos odontológicos e outras superfícies contaminadas.

Validação da limpeza e desinfecção de superfícies

A validação da limpeza e desinfecção de superfícies é de suma importância para que se possa ter a checagem de que realmente esses processos foram realizados com sucesso e o local está, de fato, limpo e sem infecções.

O produto mais indicado para  o procedimento é o PROFICHECK SYSTEM, um sistema desenvolvido para a avaliação e melhoria das práticas de limpeza e desinfecção de superfícies em instituições de saúde.

É eficiente no controle da eficiência da limpeza e desinfecção em todas as áreas, especialmente em áreas críticas e semi-críticas, como salas de cirurgia, unidades de terapia intensiva, salas de atendimento ao paciente em instalações de saúde, etc.

Atua como uma eficaz ferramenta de verificação para garantir a conformidade da limpeza e oferecer suporte aos programas de controle de infecções nas instituições. Consiste em um spray de marcação fluorescente e fonte de luz ultravioleta para verificação.

Vantagens do produto:

– Rápido e prático;

– Melhora o procedimento de limpeza e desinfecção;

– Contribui para o controle de infecções;

– Facilita ações de educação continuada;

– Rendimento de até 200 aplicações.

Como usar o PROFICHECK SYSTEM?

Antes da limpeza/desinfecção, marcar com o PROFICHECK SPRAY as áreas mais frequentemente tocadas.

A equipe de limpeza limpa as áreas seguindo o protocolo de limpeza padronizado na instituição. O gestor inspeciona a superfície limpa/desinfetada para verificar se a marca deixada pelo PROFICHECK SPRAY foi removida.

Presença de resíduo fluorescente: ÁREA NÃO CONFORME

Ausência de resíduo fluorescente: ÁREA CONFORME

Siga as instruções e saiba como avaliar a limpeza dos objetos na zona do paciente: 

Para potencializar o controle da limpeza das áreas contaminadas, a conferência pode ser feita com uma ficha de registro e avaliação. Todos os objetos disponíveis e anotados devem ser marcados em cada ambiente, com base na probabilidade de serem tocados durante os cuidados de rotina por profissionais de saúde priorizando superfícies de alto toque. 

O grupo de objetos e superfícies, na lista de verificação, é escolhido com base nas informações sobre a contaminação dessas superfícies também com patógenos associados à saúde. Estudos revisados apoiam a abordagem programática para melhorar a limpeza do ambiente. 

Uso do PROFICHECK SYSTEM

As descrições e sugestões a seguir devem ser usadas para padronizar, na medida do possível, a maneira pela qual a eficácia da limpeza pode ser avaliada de forma mais consistente com o auxílio do PROFICHECK SYSTEM. 

Armação da cama 

Se a grade da cama incorporar controles da cama, marque e avalie a área de controle (no lado do paciente) ligeiramente afastada dos botões de controle.

Mesa da bandeja 

A parte superior da mesa da bandeja deve ser marcada e avaliada em um canto. 

Telefones

A avaliação é melhor feita na parte de trás da parte portátil do telefone, perto da parte superior do telefone, longe da extremidade que está conectada ao fio do telefone.

Mesas de cabeceira

O puxador da gaveta é marcado e avaliado.

Cadeira do paciente

A aplicação é feita no centro do assento da cadeira, próximo à parte traseira da almofada. Se a almofada for revestida com tecido texturizado, marque e avalie o braço da cadeira.

Suporte de soro e medicamentos

Aplicar o PROFICHECK SPRAY, logo acima da área do suporte. Para suporte IV em pé, deve ser avaliada a porção na altura do tórax, onde o contato com as mãos é mais comum.

Pias do banheiro 

O melhor lugar para marcar a borda da pia é na parte traseira, a fim de evitar respingos de água, evitando a interferência na avaliação da superfície marcada.

Interruptores de luz do banheiro e do quarto do paciente

Aplicar o PROFICHECK SPRAY na parte da placa do interruptor de luz.

Maçanetas e puxadores das portas 

Aplicar o PROFICHECK SPRAY num ponto próximo à maçaneta ou puxador interno da porta, marcando a porta do banheiro e a porta do quarto do paciente.

Apoios para mãos na área do banheiro (corrimãos do banheiro) 

Aplicar o PROFICHECK SPRAY na superfície da curva onde o apoio para as mãos vai em direção à parede.

Assentos do vaso sanitário

Aplicar o PROFICHECK SPRAY na parte de trás do assento do vaso sanitário, logo abaixo da borda externa do assento em uma área facilmente acessível para atividades de limpeza.

Alças de banheiro

Aplicar o PROFICHECK SPRAY no topo da alça de banheiro (são aqueles apoios onde pacientes se segura) a aproximadamente dois terços de distância do final da alça.

Agora que você já entendeu a importância da limpeza e desinfecção de superfícies, assim como a sua validação, que deve ser feita de forma correta, seguindo todas as etapas, e sabe inclusive, qual produto utilizar, não deixe de realizar todos os procedimentos.

Conheça nossa página principal e a categoria de produtos. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!

LEIA TAMBÉM