A antissepsia cirúrgica faz parte das atividades diárias de uma série de profissionais da Saúde. Fundamental para a segurança de pacientes durante procedimentos operatórios, esse processo é normalmente feito com escovinhas e esponjas que podem ser pouco práticas e bastante agressivas com a pele. Mas será que já existe uma alternativa para isso?
A resposta é sim! Desenvolvidas como alternativas para as já datadas escovas de clorexidina, as soluções para antissepsia cirúrgica por meio de fricção das mãos estão sendo cada vez mais utilizadas pelo mercado. Disponíveis para uso em dispensers comuns, ou integradas com tecnologias como o PROFISYS® HANDS, da Profilática, essas soluções podem trazer uma série de vantagens.
Continue lendo este artigo desenvolvido pela nossa equipe, e descubra mais sobre as diferenças e vantagens dessas duas opções!
Primeiro passo para a paramentação
As mãos são as ferramentas mais utilizadas por um profissional da saúde, pois são os meios para a realização de todas as atividades. Com isso em mente, é fácil entender como a segurança depende da higienização frequente delas.
Em caso de uma antissepsia cirúrgica mal executada, a contaminação das mãos dos profissionais da saúde pode ser de forma direta com o contato com o paciente ou indireta com o contato com equipamentos ao redor. Com o uso de apenas um par de luvas, segundo pesquisas, em até duas horas de cirurgia, 35% das luvas apresentam microfuros com entrada de água sem pressão.
Para evitar isso, a degermação exige concentração e cuidado para que, em um processo tradicional, cada ponto das mãos, unhas e antebraços sejam esfregados energicamente.
Além de demandar tempo, atenção e força, esse esfregar com escovinha, apesar de ser o método mais comum e disponível nos hospitais, pode ser a causa de dermatites e da deslipidação na pele das mãos e braços. Principalmente em procedimentos que duram horas a fio.
As principais vantagens da Solução Alcoólica
A prolongada eficácia antibacteriana das soluções alcoólicas na antissepsia cirúrgica é a principal vantagem do seu uso.
Ao friccionar o antisséptico, a recolonização de bactérias mostra-se significativamente reduzida em comparação com o método da escova de esfregar.
Os resultados de pesquisas também sugerem que o método de esfregação com escova deveria ser substituído pelo método de fricção, pois a recolonização bactericida da pele do indivíduo, após a aplicação de antissépticos, está fortemente ligada à forma, muitas vezes errada, de administração.
Entre outras vantagens estão:
Simplificação de processos
Com um número consideravelmente menor de etapas, o uso de solução alcoólica para a antissepsia das mãos ajuda na redução de tempo de espera para iniciar qualquer procedimento.
Esta economia de tempo e facilitação dos procedimentos é fundamental para qualquer gestor que busca aumentar a adesão das boas práticas pelos seus profissionais.
Melhor condição da pele das mãos e braços
Além de evitar o conhecido ressecamento e irritação na pele causados pela escovação mecânica, o uso da solução alcoólica ainda traz vantagens para o usuário.
Com a presença de ácidos graxos essenciais (AGE), algumas soluções como o BIO ASSEPT®OX da Profilática, ajudam ainda a hidratar e manter a integridade da pele.
Redução de resíduos
Levantamento feito pelo Jornal Brasileiro de Economia da Saúde (JBES), ao longo de um ano de procedimentos e 9.600 cirurgias, mostrou que foram acumulados 768kg de resíduo não reciclável.
Esse resíduo, vindo apenas das escovinhas usadas antes dos procedimentos, mostra como o seu acúmulo pode ser prejudicial para a instituição e para o meio ambiente.
Economia de água nos centros cirúrgicos
No mesmo estudo realizado pelo JBES, foi mostrado que, utilizando o processo tradicional de antissepsia cirúrgica com sabão e escovinhas, são gastos em média 18,5 litros de água.
No período de um ano, com o mesmo total de 9.600 procedimentos cirúrgicos, foi identificado que 7000.000 litros de água poderiam ter sido economizados com o uso de desinfetantes baseados em soluções alcoólicas e sem a necessidade de enxágue.
Tecnologia Profilática pela qualidade do seu trabalho
A preparação alcoólica agrega efetividade e excelente custo-benefício!
Incentive a transição para este tipo de procedimento e conte com os produtos hospitalares da Profilática para ajudar na adesão e melhora dos seus processos.
Aproveite também para acessar nosso guia, com os últimos lançamentos de antissepsia cirúrgica aliada à tecnologia.