BLOG

Quimioterapia – Práticas para prevenção e controle de infecções

O combate e tratamento ao câncer por meio da quimioterapia é um momento de extremo cuidado e atenção na vida de um paciente. 

O câncer não é uma doença apenas, mas um conjunto de mais de 100 enfermidades que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor.

Para combater essa série de doenças, que podem ter origem genética ou não, a quimioterapia, ou terapia antineoplásica (TA), é o tratamento mais utilizado. 

Este tipo de tratamento, que leva medicamentos que se misturam com o sangue e são levados por todo o corpo, destruindo as células doentes, precisa, na maior parte das vezes de um local preparado especificamente para sua aplicação. A Central de Quimioterapia (CQT). 

Além de todo o cuidado de acolhimento e conforto para paciente e acompanhantes, a higienização das superfícies do ambiente, e a limpeza, desinfecção e esterilização de PPS como os instrumentais e equipamentos  durante a aplicação da quimioterapia são essenciais.

Devido a agressividade do tratamento, um dos efeitos colaterais dos pacientes são as temidas infecções. Causadas pela queda na imunidade e microrganismos oportunistas, essas infecções tem o potencial de sempre serem graves, exigindo ainda mais medidas de segurança durante o tratamento.

Onde a quimioterapia é administrada?

A Central de Quimioterapia (CQT) é o local onde todo processo de manipulação e aplicação dos diferentes tipos de medicamentos aos pacientes é realizado. Cada processo e rotina de limpeza, desinfecção, organização e administração, objetiva o conforto e segurança dos presentes.

O processo de tratamento com quimioterapia pode ser bastante penoso em alguns casos, por isso uma série de cuidados são necessários pelo bem estar dos pacientes, suas famílias e acompanhantes.

Como já mencionamos, os pacientes que passam por esse tipo de tratamento, em sua grande maioria, se encontram imunodeprimidos. Por isso, entre um atendimento e outros, e no tratar com o paciente, medidas de limpeza e desinfecção padrões, em conformidade com o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, devem sempre ser seguidos.

A sala de preparo deve contar com uma ou mais limpezas/desinfecções diárias e uma limpeza terminal semanalmente. Além disso, a higienização de cadeiras e poltronas deve ser reforçada com desinfetantes de superfície.

Limpeza e Desinfecção

Os Serviços de Terapia Antineoplásica (STA) devem se manter atualizados e disponibilizar, a todos os funcionários, procedimentos escritos de limpeza e desinfecção. 

Estes procedimentos são referentes a desinfecção e esterilização, quando aplicável, das superfícies, instalações, equipamentos, artigos e materiais em conformidade com o Ministério da Saúde.

Os saneantes, e os produtos usados nos processos de limpeza e desinfecção, devem ser utilizados segundo as especificações do fabricante e estar regularizados junto a ANVISA e Ministério da Saúde

Todas as superfícies de trabalho, inclusive as internas da cabine de segurança biológica, devem ser limpas e desinfetadas antes e depois de cada sessão de preparação, com produtos regularizados como detergentes e desinfetantes.

Quais são os tipos de quimioterapia?

Cada tipo de câncer, ou de tratamento, pode exigir a aplicação de um diferente tipo de medicamento durante a quimioterapia. Os métodos de administração dos medicamentos são:

Via oral 

O paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Este tratamento pode até mesmo ser feito em casa.

Intravenosa

Mais comum, a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter, dentro do soro.

Intramuscular

Este tipo de medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

Subcutânea

A medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.

Intracraneal 

Este é o tipo menos frequente de aplicação da quimioterapia, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.

Tópico

O medicamento, em forma de líquido ou pomada, é aplicado na região afetada.

Onde deve ser realizada a manipulação do quimioterápico?

A manipulação dos medicamentos utilizados na quimioterapia segue as mesmas regras da legislação das Boas Práticas da Fabricação de Medicamentos e ainda precisa atender exigências específicas da ANVISA.

Todos os medicamentos, ao serem preparados, devem estar sob o mais alto grau possível de condições assépticas. Em especial os quimioterápicos. 

Eles irão atender pacientes que estão, em sua maioria, imunodeprimidos e mais suscetíveis a infecções e doenças oportunistas.

Antes do processo de desinfecção para entrada na área de manipulação, os produtos para quimioterapia devem ser inspecionados visualmente para verificar a sua integridade física, ausência de partículas e as informações dos rótulos de cada unidade do lote.

Todos os produtos e recipientes devem ser limpos e desinfetados antes da entrada na sala de preparo da TA.

O transporte interno dos materiais limpos e desinfetados para a sala de preparo deve também ser efetuado de maneira a preservar o material e o ambiente.

Área Limpa

Algumas centrais de manipulação de quimioterápicos trabalham também com o padrão “Área Limpa”, de ISO 6 até 9.

Estes tipos de espaço são definidos por serem áreas desinfetadas com controle ambiental. Além disso, as definições de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por partículas, são verificadas e controladas. 

Tudo isso para evitar a geração, entrada e saída de compostos contaminantes. 

Quais os cuidados de enfermagem no tratamento da quimioterapia?

Além dos cuidados com pacientes, a equipe também deve estar atenta para sua saúde.

A base da quimioterapia convencional são os antineoplásicos citotóxicos injetáveis. A própria natureza dos agentes antineoplásicos os torna prejudiciais às células e tecidos saudáveis, bem como às células cancerígenas.

Os profissionais de saúde, expostos a estes tipos de agentes no seu dia a dia, devem seguir uma série de cuidados. Tudo pensado em eliminar ou reduzir a exposição o máximo possível

Em caso de derramamento das substâncias no chão, ou grande derramamento, uma série de práticas devem ser aplicadas. Além do contato direto, aerossóis e vapores devem ser evitados.

Para isso existem uma série de procedimentos que terminam sempre com a lavagem da superfície com detergentes.

Conclusão

Mesmo pequenas atitudes, como a correta lavagem das mãos, podem influenciar na saúde de pessoas imunodeprimidas. 

Seja você um profissional ligado direta ou indiretamente com a quimioterapia, esteja sempre atento às boas práticas e produtos para sua higiene e de todo o ambiente.
Continue acompanhando nossos conteúdos e conheça também nossa lista de produtos hospitalares.

LEIA TAMBÉM