BLOG

Lavagem manual de materiais laboratoriais

Os materiais laboratoriais são PPS (produtos para saúde) indispensáveis na rotina de trabalho de hospitais e clínicas. Sendo assim, a conservação desses artigos é essencial para o trabalho médico e a sua limpeza evita contaminações e riscos para pacientes e profissionais.

A lavagem manual desses itens faz parte desse processo de limpeza, porém, muitos profissionais ainda possuem dúvidas quanto a forma correta de realizar esse procedimento. Pensando nisso, nós, da Profilática, preparamos esse artigo para lhe auxiliar. Continue a leitura!

O que são materiais laboratoriais e para que servem? 

Os materiais laboratoriais são um conjunto de suprimentos para laboratório, que atendem a cadeia de itens necessários para o funcionamento e as atividades desse ambiente. Eles servem para a manipulação de fórmulas e produtos específicos, para efetuar medições ou reunir dados de uma amostra ou experiência.

Podem ser vidrarias ou materiais e equipamentos para realizar as análises com precisão. São utilizados também os descartáveis e consumíveis de uso único, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC), que fazem parte das rotinas.

Entre os principais materiais laboratoriais, temos: balão de fundo redondo, balão de fundo chato, béquer ou becker, erlenmeyer, tubos de ensaio, bastão de vidro, placa de petri, funil de vidro, vidro de relógio, pinça metálica, proveta, pipeta volumétrica, pipeta graduada, termômetro, entre outros.

Nos laboratórios é comum que as vidrarias sejam reutilizadas muitas vezes, porém é preciso muito cuidado para que isso não interfira nos resultados de análises. Para evitar qualquer problema de contaminação é fundamental realizar a limpeza correta dos materiais de laboratório.

Como realizar a lavagem manual dos materiais laboratoriais?

Na lavagem manual, é feita a remoção da sujidade de cada peça usando uma escova de cerdas macias, o processo é realizado sob água morna e com auxílio preferencialmente de detergente neutro.

Vidrarias especiais

Para vidrarias especiais de materiais laboratoriais, se a vidraria foi utilizada com substâncias químicas orgânicas, devem ser lavadas com o solvente adequado, além de que, a higienização deve ser feita com água deionizada (para solúveis em água) e etanol (solúveis em etanol). Caso haja a necessidade de esfregar a vidraria, devem ser utilizadas escovas adequadas para limpeza com água quente e detergente.

Dependendo do produto químico utilizado em balões volumétricos e pipetas laboratoriais é recomendado deixá-los de molho de um dia para outro e, após esse período, esfregá-los com escovas adequadas para as vidrarias.

Evite, em qualquer hipótese, secar as vidrarias de laboratório com pano, toalha ou secador de ar, pois isso pode deixar impurezas e pequenas fibras grudadas nos materiais, influenciando nas medições e resultados.

Boas práticas para a limpeza e higiene em laboratórios 

Para garantir a limpeza e higiene nesse ambiente, as áreas de trabalho devem ser mantidas limpas e organizadas. Para isso, é necessário implementar uma rotina de limpeza para que as áreas de trabalho fiquem livres de fontes de contaminação e de perigos.

Os procedimentos de limpeza devem ser baseados no grau de risco para o qual o pessoal e a integridade experimental podem ser submetidos. A equipe de laboratório é responsável pela limpeza dos equipamentos e das áreas que requerem conhecimento técnico especializado.

As superfícies devem ser limpas e livres de produtos químicos, utensílios de vidro e equipamentos raramente usados. A higiene pessoal também é muito importante para garantir a proteção da equipe no laboratório. 

Existem diversas técnicas de higiene pessoal, como lavar as mãos constantemente, usar equipamentos de proteção e seguir as normas de segurança.

Essas informações foram úteis? Para acompanhar mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog e siga nosso Facebook, Instagram e Linkedin.

LEIA TAMBÉM