Alguns materiais odontológicos são usados em determinadas especialidades, como implantodontia, endodontia, ortodontia ou estética. Outros são de uso geral, fazendo parte da rotina de qualquer dentista. O material odontológico, composto por todos os equipamentos e instrumentais odontológicos, possibilita que dentista e auxiliar realizem os procedimentos aos pacientes de forma prática e eficaz.
Para assessorar corretamente o dentista, o auxiliar de consultório dentário precisa conhecer, identificar e manipular cada instrumental para montar as bandejas conforme cada procedimento que será realizado.
Para não ficar com dúvidas, confira os principais instrumentais odontológicos e suas principais funções. Além disso, preparamos um conteúdo bônus sobre a importância do correto tratamento de instrumentais odontológicos para prevenir infecções.
1. Alavancas e Fórceps
Instrumentais odontológicos usados nas extrações dentárias. As alavancas servem para luxação, e fórceps expande o osso, por meio do rompimento das fibras do ligamento periodontal para remoção do dente do alvéolo.
2. Bandeja
As bandejas metálicas são utilizadas para colocar os instrumentais odontológicos usados durante um procedimento. Fabricadas em aço inox, são feitas de um material apropriado também para depositar os instrumentais esterilizados.
3. Cinzel
Instrumental cirúrgico cortante utilizado para a remoção do osso.
4. Cubas Metálicas
Recipientes maiores ideais para colocação de soro, álcool iodado, entre outros. Podem ser encontradas em tamanhos e formas variadas conforme a necessidade de uso.
5. Cureta para Alvéolo
Usada para remoção de pequenos restos de tecidos que permanecem no alvéolo após a extração, podendo também ser utilizado para remoção de pequenos cistos ou granulomas do alvéolo.
6. Curetas Periodontais
Instrumental odontológico usado para auxiliar na remoção de cálculos dentários sub e supra gengivais, promovendo o alisamento radicular no tratamento ou prevenção de doenças periodontais. A numeração deste aparelho varia conforme a região da arcada.
7. Destaca periósteo
Instrumento cirúrgico odontológico, não articulado cortante. Esse artigo é utilizado para descolamento dos tecidos moles do osso, em procedimentos ou cirurgias em geral.
8. Escavador de Dentina
Também chamado colher de dentina, esse material auxilia na remoção da dentina cariada.
9. Espátula 24
Usada na manipulação de diversos materiais, como cimento e resinas acrílicas.
10. Espátula de Inserção
Auxilia na colocação de material na cavidade dentaria.
11. Espelho Clínico
Aparelho formado por cabo e espelho, permite a visualização das estruturas bucais.
12. Pinça de Algodão
Pinça usada para pegar materiais como algodão, brocas, entre outros.
13. Pinça Dente de Rato
Usada para apreender tecidos. Recebe esse nome por possuir uma ponta ativa, com a forma semelhante a dente de rato.
14. Pinça Goiva
Também chamada de Alveolótomo, a pinça goiva é usada em cirurgias de remoção de osso. Trata-se de um artigo fabricado em aço inoxidável com lâminas cortantes unidas pelo cabo e uma mola que se abre ao ser pressionada. Esse instrumental odontológico pode ser encontrado em diferentes tamanhos, estilos de pega e pontas.
15. Pinça Hemostática
Usada para apreensão de vaso e tecidos.
16. Pinça Porta-agulha
Instrumental articulado não cortante utilizado em cirurgias para fixação da agulha durante a apreensão do fio de sutura. Também pode auxiliar, entre outras funções, na colocação e retirada de borrachas em ortodontia.
17. Seringa Carpule
Utilizada para anestesia dentária.
18. Sindesmótomo
Fabricado em aço inoxidável, conta com cabo oitavado, o que facilita o manuseio e evita que o artigo role pela bancada. Esse material odontológico é utilizado com a finalidade de separar a gengiva do dente e do osso durante procedimento cirúrgico.
19. Sonda exploradora
A sonda exploradora é formada por duas pontas ativas, que servem para o dentista detectar falhas na estrutura dental. Uma das pontas é em formato de gancho, perfeita para explorar a anatomia dental e detectar, por exemplo, cáries.
20. Sonda Milimetrada
Equipamento usado para medir a profundidade do sulco gengival.
21. Tesoura
Um dos instrumentais odontológicos mais importantes. A tesoura odontológica pode ser encontrada em diferentes tamanhos e formas, seus modelos podem ser utilizados para cortar tecidos, fio de sutura e outros.
Importância do tratamento dos instrumentais odontológicos
Os instrumentais odontológicos são importantes ativos de um consultório odontológico. Tais equipamentos respondem por importante parte dos investimentos necessários para a prática da profissão.
Portanto, necessitam de um cuidado especial para assegurar que esse investimento seja traduzido em durabilidade e qualidade pelo máximo de tempo possível. Para isso acontecer, é importante que os profissionais adotem boas práticas de limpeza, manutenção e conservação dos artigos.
O correto tratamento de instrumentais, realizado com cuidado e conhecimento, gera grande economia para o serviço odontológico. Por exemplo, pequenos depósitos de sangue podem facilmente se transformar em corrosão grave, o que pode resultar em desgastes dos instrumentais, inutilização e elevado risco para a saúde dos pacientes.
Entende-se como processamento de Produtos para Saúde (PPS) um conjunto de ações relacionadas à umectação, pré-limpeza, limpeza/descontaminação, secagem, lubrificação, preparo, desinfecção, esterilização e revitalização aplicado sobre os instrumentais, visando prolongar a vida dos mesmos e garantir um tratamento mais seguro aos pacientes.
Inclui-se ainda no processamento de Produtos para Saúde a avaliação da integridade e da funcionalidade, bem como da armazenagem. Tais procedimentos são muito importantes e também contribuem para que o tratamento dos pacientes possa ocorrer com o menor risco possível.
Tudo isso você confere em nosso artigo 7 passos para o processamento de materiais e instrumentais odontológicos!