BLOG

Dosagem certa com sistemas geradores de produtos para saúde

A mensuração e a dosagem corretas são fundamentais na hora de gerar produtos para a saúde, principalmente nos setores de limpeza e desinfecção. Isso porque uma dosagem inadequada pode afetar pontos como:

  • Comprometer a eficácia dos produtos, 
  • Causar danos aos equipamentos e superfícies, 
  • Gerar desperdício de recursos, 
  • Colocar em risco a saúde dos profissionais e pacientes. 

Sua equipe se preocupa com esses pontos?

Pela somatória de todas essas atenções, é importante contar com sistemas geradores de produtos para saúde, que garantam uma dosagem precisa e segura, de acordo com as normas técnicas e as boas práticas de biossegurança. 

Continue lendo este artigo e entenda melhor o que são esses sistemas, como funcionam e quais são os benefícios de utilizá-los na sua instituição de saúde. Acompanhe!

O que são sistemas geradores de produtos para saúde?

Sistemas geradores de produtos para saúde, também chamados de Sistema Gerador de Produto Pronto Uso (SGPU®), são equipamentos que produzem dosagens automáticas de agentes de limpeza e desinfecção,garantindo concentrações programáveis e precisas, evitando erros e reduzindo os custos dos processos.

Desenvolvido para o preparo de soluções químicas utilizadas em ambientes hospitalares e instituições de saúde onde o fluxo de limpeza e desinfecção é mais intenso. 

O SGPU® gera, com precisão, o produto pronto para uso, a partir de uma solução química concentrada, reduzindo o risco de concentrações incorretas e desperdício de produtos químicos, dispensando cálculos complexos que podem induzir a erros de preparo do produto.

A importância da dosagem correta

A dosagem é um aspecto fundamental na utilização de produtos químicos para limpeza e desinfecção em ambientes de saúde. Uma dosagem inadequada pode resultar em efeitos indesejados, como a ineficácia do produto, desperdício de recursos e até mesmo riscos à saúde dos profissionais e pacientes.

Uma dosagem insuficiente pode não eliminar completamente os microrganismos presentes nas superfícies e nos PPS, aumentando o risco de infecções e comprometendo a biossegurança. Por outro lado, uma dosagem excessiva pode causar danos aos materiais e equipamentos, além de gerar resíduos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Quais são os benefícios dos sistemas geradores de produtos para saúde?

Junto com a precisão da dosagem, os sistemas geradores de produtos para saúde oferecem diversos benefícios para as instituições de saúde, entre hospitais e consultórios, que os utilizam, tais como:

Eficiência na eliminação de microrganismos

A dosagem correta dos produtos químicos garante a eficácia na eliminação de bactérias, vírus e fungos, reduzindo o risco de infecções e contribuindo para a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.

Economia de recursos

Com a precisão digital dos equipamentos, é possível evitar o desperdício de produtos químicos e otimizar o uso de recursos, gerando economia para as instituições de saúde.

Proteção ao meio ambiente e à saúde humana

O correto cálculo dos produtos minimiza a geração de resíduos químicos e os riscos associados à exposição a substâncias tóxicas, protegendo o meio ambiente e a saúde dos profissionais e pacientes.

Manutenção da integridade dos materiais e equipamentos

A adequada dosagem dos produtos químicos evita danos aos materiais e equipamentos utilizados nas instituições de saúde, prolongando sua vida útil e reduzindo custos com manutenção e reposição.

💡Leia também, Cuidados no manuseio de produtos químicos: como os SGPU® podem te auxiliar

Como escolher um sistema gerador de produtos para saúde?

Na hora de escolher um sistema gerador de produtos para saúde, é importante considerar alguns aspectos, como:

  • Capacidade de produção do equipamento
  • Qualidade das soluções produzidas 
  • Facilidade de instalação
  • Garantia e a assistência técnica

Uma empresa que ofereça sistemas de dosagem automática, deve buscar atender a todos esses requisitos, assim como a Profilática!

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Profilática é especializada em soluções de limpeza e desinfecção para instituições de saúde no controle de infecções e biossegurança.

A Profilática possui uma linha completa de Sistema Gerador de Produto Pronto Uso. Entre eles:

PROFISYS® Compact

Pensado na medida ideal para consultórios médicos, odontológicos e instituições de saúde de menor porte, o PROFISYS® Compact gera soluções desinfetantes ou de limpeza pronto uso a partir de uma composição química concentrada e aprovada para uso em processos de limpeza e desinfecção.

PROFISYS® 3000

Para uso na área da saúde com grande e baixo fluxo de processos de limpeza e desinfecção, o PROFISYS® 3000 foi desenvolvido para a geração simultânea de até 3 soluções líquidas prontas para uso a partir de produtos químicos concentrados.

PROFISYS® PRO

Fechado, microcontrolado e inteligente, o PROFISYS® PRO gera soluções desinfetantes ou de limpeza pronto uso a partir de uma composição química concentrada e aprovada prontas para uso em processos de limpeza, desinfecção de instrumentais médicos e odontológicos, bem como para limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos contaminados.

DS-2®

Monitorando a dosagem a partir do exclusivo sistema SGPU®, o DS-2® garante a geração precisa da solução pronta para ser utilizada em processos de desinfecção e limpeza a partir de químicos concentrados e ultra concentrados.

Além dessa variedade de soluções, a Profilática oferece também treinamento, consultoria e assessoria técnica para o correto uso e atualizações sobre as melhores práticas de limpeza e desinfecção.
Se você quer conhecer mais sobre os sistemas SGPU® e como eles podem ajudar a sua instituição a economizar recursos, aumentar a eficiência e garantir a segurança da limpeza e desinfecção, entre em contato conosco!

LEIA TAMBÉM