BLOG

Detergente enzimático alcalino: conheça as vantagens do produto

Muito necessário para a limpeza de produtos para saúde (PPS), o detergente enzimático alcalino é um tipo de produto desenvolvido para proporcionar um efeito de limpeza de alta eficácia, pois possui ação do surfactante presente em sua composição.

Realizar a limpeza adequada dos PPS é determinante para a efetividade do processamento. Ela consiste na remoção física da sujidade clínica e da redução da carga microbiana das superfícies internas (lúmen) e externas desses dispositivos utilizando os produtos adequados. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define os detergentes enzimáticos como produtos cuja formulação contém, além do tensoativo, pelo menos uma enzima hidrolítica da subclasse das proteases EC 3.4, e com a finalidade de remover a sujidade clínica e evitar a formação de compostos insolúveis na superfície dos dispositivos.

Diferentemente de detergentes comuns, esse produto se diferencia por conta da sua alta eficácia em relação aos outros, como veremos mais adiante. Ele não é corrosivo, não causa irritações, além de ser biodegradável.

Para entender melhor sobre o detergente enzimático alcalino confira esse artigo com as especificações e vantagens do produto. Continue a leitura!

O que é detergente enzimático?

As formulações enzimáticas possuem pH neutro, têm capacidade de catalisar reações por meio da ação das enzimas, que atuam de maneira seletiva sobre a matéria orgânica, para degradar substratos específicos, acelerando e otimizando o processo de limpeza dos PPS.

Para se fazer o uso desse produto é recomendado que os instrumentos sejam imersos em sua solução por um certo período de tempo. Dessa forma, ocorre a degradação do material orgânico que se encontra nos mesmos. Sua eficácia para esse fim é tão grande que chega a atuar nos lugares mais inacessíveis dos PPS.

O detergente enzimático é considerado um grande avanço para a limpeza de PPS. Sua composição não danifica os equipamentos ou os PPS em que é usado.

Benefícios da limpeza enzimática:

– Excelente ação em espaços micro e conformações não sanitárias;

– Remove com eficácia diferentes tipos de sujidade e, devido a ação de degradação molecular, auxilia na prevenção de biofilme, além de possibilitar que o processo de desinfecção seja mais eficaz;

– Mais seguros para os manipuladores e para o meio ambiente;

– Condições de operação mais amenas;

– Maior compatibilidade com diferentes materiais.

O que é detergente alcalino? 

Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14) e removem todos os tipos de sujeira, com exceção das de origem mineral. Como o produto atua quebrando moléculas de gordura, é capaz de transformar a substância que está no estado sólido para o estado líquido. Assim, após enxaguar a região, a água carrega a sujeira, removendo-a da superfície.

Detergentes com pH mais elevados, como os alcalinos, são mais indicados para limpeza de sujeiras orgânicas, além de auxiliarem na manutenção do brilho natural dos instrumentais, devido a sua ação alcalinizante.

Benefícios da limpeza alcalina:

– Proporciona mais brilho aos PPS;

– Aceita maiores temperaturas, potencializando o processo de remoção da sujidade;

– Menor necessidade de controle da qualidade da água (aceita água mais dura);

– Remove com eficácia diferentes tipos de matrizes de sujidade, não é específico para cada tipo de substrato;

– Normalmente, possui melhor ação (por mais tempo) frente a príons.

Detergente enzimático alcalino: quais as vantagens?

O detergente enzimático alcalino possui vantagem em relação aos que são apenas enzimáticos. É indicado para limpeza automatizada (termodesinfectadoras e ultrassônicas) e limpeza manual de PPS e artigos laboratoriais e hospitalares.

Como exemplo de detergente enzimático alcalino temos o Profisept® EZ MATIC. Sua formulação reúne a ação sinérgica de um potente blend composto de 3 enzimas com agente alcalinizante, proporcionando alto desempenho e segurança na limpeza, de forma ampla e não seletiva.

O Profisept® EZ MATIC possui as seguintes características:

– Não corrosivo para aço inox, alumínio, borrachas e polímeros de alta densidade (plásticos);

– Ação exclusiva e direta na matéria orgânica sem agredir a superfície dos PPS promovendo alto brilho e maior durabilidade;

– Processo de limpeza rápido e eficiente na remoção de sujidades e resíduos, diminuindo a carga microbiana presente nos materiais;

– Não interagem com a dureza/sais presentes na água, não proporcionando manchas.

Além disso, o produto possui alto desempenho, baixa formação de espuma, é livre de químicos nocivos e possui baixa turbidez.

Agora que você entendeu o que é detergente enzimático alcalino e quais as vantagens do produto, conte com fornecedores de confiança reconhecidos no mercado, como a Profilática. Conheça nossos produtos e entre em contato conosco.

LEIA TAMBÉM