BLOG

Controle de infecção no serviço de endoscopia

A endoscopia é um exame de imagem que permite avaliar, diagnosticar e tratar problemas do trato gastrointestinal alto. Para esse procedimento, é utilizado o endoscópio, um tubo longo e flexível com uma pequena luz e uma câmera de vídeo na extremidade, que permite a captação de imagens, que são projetadas em um monitor e visualizadas em tempo real. Por ser um procedimento invasivo, necessita de um controle de infecção rigoroso. 

O endoscópio também permite a introdução de ferramentas para a coleta de secreções e biópsias, bem como para o tratamento de lesões. Assim como outros PPS, o endoscópio precisa ser submetido a um processo de limpeza e desinfecção. 

Essa etapa é fundamental para prevenir infecções, aumentar a vida útil do instrumental e melhorar a qualidade dos diagnósticos em exames de endoscopia. Por se tratar de um material óptico, é preciso utilizar produtos específicos durante a desinfecção. 

Para entender melhor como realizar o controle de infecção no serviço de endoscopia, continue a leitura!

Como realizar o controle de infecção no serviço de endoscopia? 

Para o controle de infecção do serviço de endoscopia ser eficiente, é primordial realizar certos procedimentos nos equipamentos, como o endoscópio. Mas o processo deve ser realizado por um profissional treinado, em sala destinada especialmente para essa finalidade. 

Recomenda-se que o reprocessamento do endoscópio seja feito imediatamente após o uso, estando atento à escolha dos produtos químicos, que sejam compatíveis com aparelhos ópticos. Após a limpeza e enxágue, deve-se realizar a desinfecção. Para realizar o processo, são necessários os seguintes materiais: 

– Cuba com solução desinfetante;

– Seringa;

– Escova com cerdas macias;

– Válvulas de irrigação dos diferentes canais. 

Além disso, os profissionais devem estar utilizando os equipamento de proteção individual (EPI’)s corretamente, que inclui luvas, máscara, óculos e avental. 

Para realizar o procedimento, siga as seguintes orientações:

Limpeza

Para o correto controle de desinfecção do serviço de endoscopia, antes de realizar a desinfecção, é importante fazer a limpeza do endoscópio. A presença de sangue, fezes ou secreção respiratória pode resultar em falha no processo de desinfecção, isso devido ao material orgânico proteger o micro-organismo da exposição ao desinfetante ou inativá-lo. 

Consequentemente, a limpeza rigorosa é necessária nos endoscópios flexíveis e deve ocorrer imediatamente após o término do exame, para evitar o ressecamento de secreções. Para realizá-la, siga os passos:

– Imediatamente após o endoscópio ser retirado do paciente, com o aparelho conectado na fonte de luz, aspirar água com detergente enzimático para limpeza do excesso de secreção no canal;

– Limpe com compressa o tubo de inserção, retirando o excesso de secreção;

– Acione o canal de ar/água, alternadamente por 15 segundos, prevenindo a obstrução desse canal;

– Retire o aparelho da fonte elétrica, conectando a seguir a tampa de proteção da parte elétrica;

– Leve o aparelho para a sala de desinfecção protegido para evitar manuseios indevidos;

– Realize o teste de vedação após cada procedimento, antes de imergir o aparelho na solução.

Desinfecção de endoscópio

Primeiramente, é preciso imergir totalmente o endoscópio em uma solução desinfetante, própria para aparelhos ópticos, que, obrigatoriamente, deve ser de alto nível. Utilize uma seringa para introduzir a solução nos canais. Feito isso, o tempo de imersão deve ser cronometrado, de acordo com as especificações do produto.

Após retirar o aparelho do desinfetante, enxágue com água corrente abundante e realize o enxágue dos canais com água abundante (mínimo de 5 vezes com o auxílio de seringa ou pistola). Seque o tubo com pano macio e os canais com ar comprimido sob baixa pressão.

É necessário realizar risnagem com álcool 70% nos canais, seguida de nova secagem de lúmen com ar comprimido, ao final do período de trabalho. Esse procedimento auxilia na secagem do canal, evitando formação de biofilme

Desinfecção dos acessórios 

Para o procedimento nos acessórios, a primeira coisa a ser feita é escovar o PPS de água com detergente enzimático, como o PROFISEPT® EZ MATIC ou ENZILUX, e injetar detergente no canal de borracha. Logo após, enxague com água corrente e injete água no canal dos acessórios.

Ao final do turno de trabalho, deve-se imergir o PPS de água na solução desinfetante, conforme tempo determinado pelo fabricante. 

É fundamental seguir corretamente todo o protocolo de limpeza e desinfecção no serviço de endoscopia. Se esse processo for negligenciado, pode resultar na transmissão de patógenos, além de prejudicar a qualidade dos diagnósticos nos exames, assim como o mau funcionamento e redução da vida útil dos PPS.

Não deixe de investir em um desinfetante de qualidade, já que esse produto é eficaz contra a maioria dos microrganismos. Um dos desinfetantes mais indicados para endoscópio é o PROFISEPT® ACTIVE, por sua alta eficácia e excelente performance.

Não esqueça de sempre conferir se os produtos possuem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ficou com alguma dúvida sobre o controle de infecção no serviço de endoscopia? Entre em contato conosco, acesse nossa página principal e conheça nossos produtos.

LEIA TAMBÉM