O correto processamento dos PPS é fundamental para evitar contaminações hospitalares. Para quem deseja fazer isso de forma eficiente, é importante dominar o Ciclo de Sinner, pois ele ajuda a entender melhor como funciona o processo de limpeza.
Dividido em etapas, cada fator do Ciclo de Sinner representa um momento que, ao todo, compreende uma limpeza completa. Portanto, entender como ele funciona ajuda a corrigir quando o resultado não está como esperado, assim como padronizar os processos.
Ainda não conhece ou tem dúvidas sobre o Ciclo de Sinner? Então, confira este artigo até o fim e entenda tudo sobre ele!
O que é o Ciclo de Sinner?
Publicada em 1960, pelo químico alemão Dr. Herbert Sinner, uma declaração estabeleceu uma fórmula simples para ilustrar como funciona uma limpeza com eficiência:
“A limpeza é uma operação que consiste na aplicação de um detergente químico, a uma certa temperatura, durante o tempo necessário para dissolver ou amolecer os resíduos de modo que uma ação mecânica possa removê-los com facilidade”.
Aqui, Sinner deixa claro que existem quatro fatores determinantes para a limpeza: tempo, temperatura, ação química e ação mecânica. Chama-se de ciclo porque cada fator está relacionado com os outros.
Ou seja, de forma sucinta, ele o que é necessário ser feito na limpeza profissional, dividindo em partes e explicando brevemente o que precisa ser realizado em cada uma delas.
Conhecida como Ciclo de Sinner, essa relação é composta pelos seguintes fatores:
- 🧪 AÇÃO QUÍMICA → É o que acontece no momento da aplicação dos produtos químicos de limpeza. Para que funcione adequadamente, é recomendado sempre seguir as indicações de uso do fabricante.
- 🌡️ AÇÃO TÉRMICA → A temperatura potencializa a eficiência do processo, auxiliando na remoção de sujidades incrustadas e matérias orgânicas como lipídios. Entretanto, é preciso cuidado, pois alguns materiais não resistem a determinadas temperaturas.
- ⏱ AÇÃO TEMPORAL → É o tempo de ação do produto usado na limpeza, o tempo em que a ação mecânica é usada e o tempo total da operação. Como a limpeza acontece (manual ou automatizado), o tipo do PPS, a sujidade, o produto usado e a forma de limpeza impactam no tempo que o processo vai durar.
- 🧽 AÇÃO MECÂNICA → É a fricção na limpeza manual, a vibração do ultrassom nas ultrassônicas, fluxo com pressão nas termodesinfectoras. Importante conhecer o material que será limpo, pois o uso indevido da ação mecânica pode danificar as superfícies. Por exemplo, usar escovas com cerdas rígidas em instrumentais, entre outros.
Como o Ciclo de Sinner é usado nos hospitais?
Os responsáveis por padronizar os processos devem compreender o papel de cada agente no processo de limpeza, a fim de poder especificar os melhores métodos de limpeza e fazer ajustes quando necessário. O Objetivo é encontrar, de acordo com o equipamento e o químico disponível, a sinergia entre cada etapa do ciclo para obter o melhor resultado/desempenho.
No ambiente hospitalar, o conceito do Ciclo de Sinner é muito usado na Central de Materiais e Esterilização (CME), principalmente em relação aos equipamentos nesse ambiente, como a termodesinfectora e lavadora ultrassônica.
Nesses equipamentos, é preciso ajustar fatores como o tempo de exposição ao químico, concentração do químico, tempo de imersão do instrumental ao produto, temperatura da água, tempo de ação mecânica, etc.
Todos esses fatores influenciam na eficiência do processo de limpeza, por isso o enfermeiro responsável pela padronização deve dominar o Ciclo de Sinner para saber como fazer esses ajustes de forma eficiente. Além disso, é importante usar os produtos químicos que permitem essas adaptações.
Nossos detergentes podem ser adequados de acordo com o melhor resultado conforme o ciclo padronizado pela instituição! Baixe nosso catálogo de produtos e conheça nossas soluções em limpeza!