O ácido peracético é um desinfetante de alto nível indicado para PPS termossensíveis. Ou seja, é um produto para desinfecção química de alto nível para PPS que não podem ser esterilizados pelo método de calor (físico), em autoclave ou estufa.
Combinação de ácido acético e peróxido de hidrogênio, essa solução surgiu no mercado mundial por volta de 1975, mas somente em 1986 ela foi aprovada pela Environmental Protection Agency (EPA) e em 1998 foi devidamente reconhecida como agente eficaz e seguro pelo Food and Drug Administration (FDA)
No mercado nacional, o ácido peracético foi classificado como desinfetante/esterilizante por meio da Portaria no 15, de 23 de agosto de 1988, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, é descrito pela legislação como um desinfetante de alto nível com eficácia microbiológica comprovada.
Como o ácido peracético funciona
O ácido peracético trabalha de maneira similar aos agentes oxidantes, como, por exemplo, o peróxido de hidrogênio. Devido ao alto poder oxidante, ele promove a oxidação das ligações S-S e SH dos componentes celulares. Com isso, atua na membrana citoplasmástica, desativando as funções fisiológicas.
Esse produto neutraliza as cargas elétricas das superfícies dos metais, reduzindo a corrosão, mas sem comprometer a ação germicida. Por conta da sua formulação, o ácido peracético é incompatível com ferroe cobre, porém compatível com aço inox e ligas de alumínio.
Mundialmente, esse produto é considerado como um dos mais rápidos agentes microbicidasdisponíveis no mercado, pois conta com ação esporicida em temperaturas baixas, mesmo na presença de matéria orgânica. Independentemente disso, todos os PPS precisam ser limpos e colocados secos na solução de ácido peracético.
Benefícios do ácido peracético
- Baixa toxicidade;
- Efetivo na presença de matéria orgânica;
- Biodegradável (pode ser diluído em água e descartado na rede de esgoto normalmente);
- Rápida decomposição após uso;
- Desinfecção de alto nível (destrói todos os microrganismos com exceção a alto número de esporos).
Ácido peracético na desinfecção química de alto nível
O ácido peracético é um produto químico, incolor, com densidade semelhante à agua, pH ácido e odor avinagrado. Quanto ao uso, manuseio ou estocagem, deve-se seguir rigorosamente às orientações do fabricante impressas na embalagem do produto. Ao manipular a solução, os profissionais precisam estar com EPI.
Essa solução pode ser utilizada para desinfecção de alto nível de materiais como plásticos, poliuretano, polietileno, PVC, ABS, nylon 6 e 66, fibra ótica, borrachas, viton, silicone e nitrílica.
Na hora da esterilização, preparar o ácido peracético em um recipiente plástico com tampa. É importante que esse recipiente tenha um volume suficiente para imersão total dos PPS.
Deixar os artigos limpos e secos agindo na solução pelo tempo especificado pelo fabricante (normalmente 30 minutos). Depois, retirá-los e fazer o enxágue completo com solução fisiológica ou água tratada. Secar os PPS com compressa e acondicioná-los em envelope ou caixas metálicas.
PPS da odontologia que podem ser desinfetados com ácido peracético:
- Arcos metálicos (Young)
- Arcos plásticos
- Brackets
- Calcadores confeccionados em plástico
- Colgaduras
- Equipamentos para dique de borracha
- Elásticos corrente e elásticos para ligadura
- Espátulas plástica de manipulação e de inserção
- Fios ortodônticos
- Moldeiras (plásticas, de cromo ou resina acrílico)
- Posicionadores de filme para tomada radiográfica
- Potes Dappen
- Prótese Removíveis
- Suporte plásticos para filmes radiográficos
Saiba mais sobre o poder das substâncias químicas em nosso Seminário “Substâncias Químicas no Controle de infecções”!