Cuidar do material de trabalho é essencial para mantê-lo bem conservado e com boas condições de uso. Além disso, é uma boa prática de biossegurança odontológica. Uma das práticas recomendadas para isso é a lubrificação do instrumental odontológico, que deve ser realizada como prioridade por todo profissional.
Simples de ser feita, e com muitos benefícios, não existem motivos para descuidar da atenção com o as peças de mão e demais PPS. Isso garante que eles funcionem perfeitamente por muito mais tempo.
Hoje, vamos conhecer mais sobre esse assunto e descobrir como fazer a lubrificação do instrumental odontológico para ele ter uma longa vida útil. Confira!
Importância da lubrificação das peças de mão
Prolongar o tempo de utilidade de um instrumento o é um ótimo hábito, que exige uma manutenção constante e eficiente. Com excelente custo-benefício, a lubrificação ajuda a manter o instrumental odontológico em perfeito estado e sempre pronto para a ação.
Para saber mais sobre o motivo de fazer a lubrificação das peças de mão, sugerimos a leitura deste nosso artigo: “Por que fazer a lubrificação dos instrumentais?”
Basicamente, podemos dizer que a lubrificação das peças de mão apresenta duas grandes vantagens: uma profissional e outra financeira.
Vamos entender melhor cada uma delas:
Profissional
Contar com instrumentais de qualidade e boas condições de uso é fundamental para desempenhar os procedimentos com eficácia e segurança. Instrumentais não confiáveis, além de comprometer o atendimento e a saúde do paciente, podem trazer riscos e prejudicar a reputação profissional.
Financeira
Comprar uma peça nova ou cuidar daquelas já existentes? A resposta para essa pergunta está no custo de cada alternativa, onde a precaução apresenta um valor infinitamente menor do que adquirir um instrumental odontológico novo.
Assim como em diversos outros casos, a realização da manutenção preventiva ajuda a evitar o desgaste das peças de mão e evita o atrito interno, que acaba prejudicando o funcionamento do equipamento.
Um simples procedimento usando PROFISEPT®LUB SPRAY ou PROFISEPT LUB RTU ajuda a melhorar as condições das peças e instrumentais, deixando-os em condições de novos por muito mais tempo – e gastando muito menos. Entenda quando e como usar cada um deles!
Como e quando cuidar do instrumental odontológico?
Para manter suas peças funcionando bem, recomenda-se que a lubrificação seja feita antes da primeira vez que o equipamento for utilizado e antes de cada série de esterilização.
Lubrificação com PROFISEPT LUB RTU
PROFISEPT LUB RTU é uma emulsão lubrificante de instrumentais cirúrgicos, hidrossolúvel, permeável a vapor, que previne a corrosão e travamentos das articulações de instrumentais cirúrgicos, protegendo contra as altas temperaturas do processo de esterilização.
Este produto foi desenvolvido para ser borrifado sobre instrumentais (Produtos para Saúde – PPS) metálicos, em especial aço inox, submetidos a processos de esterilização. A lubrificação deve ser feita após a lavagem e secagem do PPS e antes de embalar para autoclavar. Além disso, não é necessário enxaguar.
Obs: Não aplicar sobre materiais sintéticos (ex: plástico, borrachas, silicone, etc.)
Como usar o PROFISEPT LUB RTU:
- Borrife o produto sobre as peças previamente limpas e secas, movimentando as articulações;
- Deixe escorrer ou retire o excesso;
- Execute o processo de embalagem e esterilização a vapor.
Lubrificação com PROFISEPT LUB SPRAY
PROFISEPT LUB SPRAY é um lubrificante em forma de spray, à base de óleo especialmente desenvolvido e indicado para a lubrificação e preservação das peças de mão e micromotores.
Este produto ajuda na proteção contra desgaste e corrosão por atrito, por isso ajuda a manter o valor das canetas. Além de ser prático, pois acompanha bico aplicador específico.
Como usar o PROFISEPT LUB SPRAY
A lubrificação varia de acordo com cada instrumental odontológico, conforme o seguinte esquema:
PEÇA DE MÃO ALTA ROTAÇÃO:
- Remova a broca, cobrindo a parte frontal com papel toalha ou, de preferência, PROFISEPT DRY WIPE;
Obs: PROFISEPT DRY WIPE é um tecido de uso universal, sem liberação de resíduos, especialmente desenvolvido para uso em instituições de saúde (aplicação sobre instrumentais, superfícies, etc)
- Utilize o PROFISEPT LUB SPRAY, aplicando conforme as instruções de uso no rótulo do produto;
- Se, após aplicação, o lubrificante aparentar cor escura, repita o processo até que ele saia com aspecto claro; A cor escura indica presença de sujeira que está sendo removida no processo.
- Acione a peça com o registro fechado e em um papel toalha ou, de preferência, PROFISEPT DRY WIPE , para retirar o excesso de óleo.
MICROMOTOR:
- Acione o anel direcional no sentido horário até o máximo;
- Utilize o PROFISEPT LUB SPRAY, aplicando conforme as instruções de uso no rótulo do produto;
- Repita o processo no sentido anti-horário;
- Devolva o micromotor no equipamento, acione a peça nos dois sentidos até que o excesso escuro do lubrificante seja expelido;
CONTRA ÂNGULO E PEÇA RETA:
- Remova a broca, cobrindo a parte frontal com papel toalha ou, de preferência, PROFISEPT DRY WIPE;
- Utilize o PROFISEPT LUB SPRAY, aplicando conforme as instruções de uso no rótulo do produto;
- Se o lubrificante estiver com cor escura, faça o processo novamente até que ele saia com aspecto claro, indicando que a sujeira presente na peça foi removida;
- Encaixe a peça novamente e acione para que o lubrificante percorra todas as tubulações;
- Retire a broca ou fresa;
- Acione a peça com o registro fechado e em um papel toalha, para retirar o excesso de óleo.
Saiba mais sobre o PROFISEPT LUB RTU e o PROFISEPT LUB SPRAY!