A lubrificação é uma das alternativas mais fáceis e eficazes para quem deseja manter os instrumentais em condições melhores para uso. Por meio da lubrificação adequada, os instrumentais odontológicos tornam-se mais maleáveis durante a utilização, além de prevenir contra a oxidação e aumentar a vida útil.

Onde posso realizar a lubrificação?

A lubrificação pode ocorrer em partes móveis, junções e as dobradiças das pinças, alicates ortodônticos, tesouras castevejos, fórceps, porta agulha, alveolótomo, assim como todas as junções dos demais instrumentais.

É importante que seja aplicado um lubrificante não pegajoso, não corrosivo e sem silicone, em que será produzido uma película sobre a articulação e juntas dos instrumentais.

Com que frequência faço a lubrificação?

A lubrificação dos instrumentais deve ocorrer regularmente, não apenas posterior a cada limpeza. Mas principalmente quando o instrumental não é muito usado.

Quando e como realizar a lubrificação?

Recomenda-se fazer a lubrificação e proteção do instrumental antes dos processos de autoclavagem aplicando-se PROFILUB®.

Assim que o material é limpo e seco, o mesmo deve ser mergulhado em uma cuba contendo solução com PROFILUB® e retirado para ser autoclavado. Em seguida, escorrer sem secar, colocar o instrumental dentro do invólucro e seguir o processo de autoclavagem.

IMPORTANTE: Utilizar apenas sobre materiais metálicos passíveis de autoclavagem. Não usar sobre materiais sintéticos. (Ex: PVC, Silicone, Borracha e outros)

 

Como usar o PROFILUB®?

  • Dilua 8mL de PROFILUB® concentrado para cada litro de água.
  • Mergulhe os instrumentais previamente limpos na solução. Movimente as articulações, para melhor penetração.
  • Remova os instrumentais do banho e deixe escorrer por 30s.
  • Após escorrido o produto dos instrumentais, envelope-os e direcione-os para o processo de esterilização mais adequado.

 

Conheça o PROFILUB®

O PROFILUB® é o lubrificante desenvolvido pela Profilática. Recomendamos o uso diário dele antes dos processos de autoclavagem. Seus instrumentais serão protegidos contra corrosão e terão aumento da vida útil.

O tempo de contato do PROFILUB® é imediato, o produto possui baixa toxicidade. É altamente compatível com instrumentais de aço inox e alumínio anodizados. Além de ser biodegradável, podendo ser descartado na rede de esgoto sem ocasionar danos ao meio ambiente.

 

MACOM. Guia para conservação, limpeza e esterilização de instrumentais cirúrgicos. 2011. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/droliv/manual-de-conservao-de-instrumentais>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Leave a comment