A higienização das mãos salvam vidas.

No final de fevereiro deste ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou uma lista com 12 famílias de bactérias super-resistentes que oferecem perigo a humanidade e destacou que o combate precisa ser priorizado.

Como uma das formas de mudar essa realidade e de conter esse avanço, comemora-se todo dia 05 de maio o Dia Mundial de Higienização das Mãos por meio de campanhas de conscientização.

 

A OMS com apoio da Anvisa trazem esse ano a campanha Salve Vidas: Higienize suas Mãos, cujo tema é “A luta contra a resistência microbiana está em suas mãos” e tem o intuito conscientizar a população em geral, mas principalmente os profissionais de saúde que estão sujeitos a qualquer forma de contaminação, pois lidam diariamente com diferentes casos de pacientes e que devem ter os devidos cuidados com as mãos.

 

É claro, que todos nós temos também a responsabilidade de mudar essa situação e com hábitos diários simples como higienizar as mãos. No entanto, não fazemos muitas vezes da maneira adequada. Por isso, para auxiliar, separamos 11 passos para a higienização correta das mãos de acordo com o que a Anvisa define. Confira abaixo!

1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia 

2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).

3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.

6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.

8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular

 

9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira

11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

 

A Anvisa também complementa que no caso de Higienização Antisséptica das mãos, é necessário seguir os mesmos passos, mas apenas substituir o sabonete líquido comum por um associado a antisséptico.

 

Pronto! Agora você conhece melhor sobre a forma adequada de se higienizar as mãos. Mas sabia que há uma solução mais efetiva ainda que une antissepsia, higienização e hidratação para as mãos ? Tudo isso você pode encontrar no Bio Assept Ox, desenvolvido por nossa equipe especializada em controle de infecções.

 

O conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhá-lo com seus amigos para que mais pessoas possam se conscientizar e rever seus hábitos na higienização das mãos.

 

Referências:

 

ANVISA. Higienize suas mãos: salve vidas. Disponível em: <https://goo.gl/GE9X98>. Acesso em: 02 maio 2017.

 

NOTÍCIAS E MÍDIAS RÁDIO ONU. Organizações das Nações Unidas. Entrevista: Bactérias superresistentes a antibióticos. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/O4z9kC>. Acesso em: 02 maio 2017.

 

MIRANDA, Giuliana. OMS divulga lista de superbactérias que são ameaças à humanidade. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/0XMp0r>. Acesso em: 02 maio 2017.

 

Leave a comment